Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Dicas para comprar um cão.

Quem decidir comprar um cão vai ter uma tarefa pela frente mais complicada do que parece até conseguir comprar o seu animal de estimação, ou pelo menos deveria ser uma tarefa complicada, pois se decidirem comprar um cão e no próprio dia o fizerem é porque alguma coisa falhou. 
Mas começando pelo início, quem decide comprar um cão é preciso pensar muito bem na raça, não é só achar o cão bonito, para além disso também é preciso conhecer exaustivamente as caraterísticas da raça e se se adequa ao estilo de vida dos donos. Portanto antes de escolher a quem comprar um cão é preciso saber se aquela raça de que gostamos muito tem as características que desejamos. Por exemplo, se é um cão fácil de treinar, qual o temperamento da raça, qual o exercício diário recomendado, se for um cão de pêlo comprido se temos paciência para o pentear com regularidade, se é necessário levar à tosquia, se é indicado para famílias com crianças, se é aconselhado a pessoas que fiquem 8, 9 ou 10 horas fora de casa, etc.. Basicamente são aspectos a ter em conta para que os donos não tenham surpresas no futuro. 
Depois de escolher a raça é preciso escolher o criador, que é a parte mais difícil! Primeira regra: nunca comprar em lojas de animais! Quem vende um cão em lojas de animais não é um criador, é um dono que não está minimamente preocupado a quem vai vender o cão, muito pelo contrário, só está intessado em vender e em lucrar com isso. Um bom criador faz questão de conhecer a quem vai vender a sua ninhada, faz questão de ter notícias dos cachorros após a venda (de preferência) e acima de tudo vende um cão com a garantia de que está a vender um bom exemplar, pois fez um cruzamento entre dois cães da mesma raça, tendo sido um cruzamento devidamente planeado. Segunda regra: nunca se compra um cão de raça sem LOP! O LOP é um registo no Clube Português de Canicultura onde precupõe que os pais, os avós, etc., do cão também estejam registados, sendo uma garantia de que o cão é de raça pura!
Para se escolher um bom criador podemos pedir uma lista ao Clube Português de Canicultura com as ninhadas registadas recentemente, pois um criador tem que registar a sua ninhada até 20 dias após o nascimento. Para se escolher um criador é importante ter uma conversa presencialmente, ver a ninhada, ver em que condições é que nasceram e estão a crescer, perceber se o criador fala com conhecimento da raça e se está minimanente interessado em saber se temos condições para criar o cão. Acima de tudo é importante perceber se o criador é mais um puppy mill ou não (criador que faz cruzamentos sucessivos entre cães com o objectivo de vender e lucrar, sem se preocupar com o bem-estar dos animais), por este motivo é importante não se comprar cães em lojas de animais porque o mais certo é virem de puppy mills.
Resumindo quando se compra um cão é importante ponderar, procurar informação, tomar decisões depois de se terem certezas absolutas, contactar vários criadores, ver as várias ninhadas e por fim aprender um bocadinho sobre treino canino. Isto tudo para evitar que fiquemos surpreendidos com certos comportamentos caninos típicos da raça e que por falta de informação não tinhamos conhecimento que eles se podiam desenvolver.

Sara

Nota: O cachorro só poderá sair da mãe quando completar 2 meses, é preciso ter em atenção a este pormenor porque o cachorro pode ter problemas de sociabilização, entre outros, caso este tempo não seja cumprido. Muitas vezes os criadores "despacham" os cachorros mais cedo pela única razão de que quanto mais cedos os venderem, menos despesas e trabalho têm.

Sem comentários:

Enviar um comentário