Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 13 de março de 2012

Adoptar: com raça ou sem raça?

"Adoptar um cão de raça? Esperem sentados." 
Acabei de ler esta frase e não poderia estar mais desadequada ao mundo em que vivemos. Quando alguém diz qualquer coisa deste género fico sempre a pensar "mas um cão de raça é um Ser completamente superior no mundo canino?". Parece que por ter raça as pessoas não o abandonam ou não dão para adopção. Atenção, não estou aqui a dizer que as pessoas devem dar para adopção os cães de raça, óbvio que sou completamente contra contra o abandono dos animais/abandono para adopção, o objectivo deste post é alertar para a desigualdade entre um cão de raça ou rafeiro, pois quando as pessoas dizem que é impossível adoptar um cão de raça parece que são os únicos cães dignos de um amor fiel da parte dos donos, enquanto que um cão rafeiro pode ser perfeitamente rejeitado pela família aos 3 ou 4 anos. O que me revolta é a obsessão pelas raças e acharem que um cão rafeiro não tem tantas qualidades como um cão de raça e que um cão rafeiro é sempre uma incógnita a nível comportamental. O que deveria ser uma incógnita é o que vai na cabeça das pessoas, mas elas ainda fazem questão de partilhar as suas opiniões. Quando as pessoas não estão disponíveis para dar amor a um cão, tanto pode ser um cão rafeiro ou de raça, não é por ter raça que as pessoas vão manter o cão lá em casa. O que me revolta é a superioridade que as palavras "cão de raça" tem, por isso é que quando vi esta frase fico logo revoltada pela insignificância e desprezo com que muita gente fala dos cães rafeiros, e claro, já para não falar nas pessoas que querem adoptar se for de raça, isso então é outro assunto que me faz uma certa comichão crónica. Eu quando pretendi adoptar um cão, nunca me passou pela cabeça ir ter um cão de raça, muito menos andei a pesquisar sobre raças, simplesmente queria ir ao canil adoptar um cão que precisasse, mas a vida trocou-me as voltas e lá trouxe este exemplar chatarrão para me fazer companhia e sinceramente não conhecia a raça, não fazia a menor ideia se era de raça ou não, simplesmente trouxe-o para casa para tentar dar-lhe a melhor vida de cão possível.
Espero que tenha transmitido a ideia correcta e que me tenha feito perceber.
Sara

3 comentários:

  1. Eu sempre quis ter um pit-bull, acho-os lindos e é uma raça que sempre me fascinou .. mas no entanto tenho dois rafeiritos muito muito muito lindos ahah
    Se um dia tiver um pit será um dos muitos que foram deixados no canil e precisam de um lar e amor.

    ResponderEliminar
  2. Ehehe o Janay quer muito conhecê-los! Pois infelizmente há muitos no canil, é triste mas é a realidade. Mas ainda há muita gente a adoptar e isso é muito bom! :)

    ResponderEliminar
  3. A maya nao vai conhecer :( tenho medo de a levar esses encontros porque ela é agressiva .. dá-se bem com alguns caes mas nao é de fiar .. Mas o lenny no proximo ja se conhecem :D (e levar dois, tem muito que se lhe diga eheh)
    pois, é mesmo muito bom .. os meus dois vieram dos canis ..

    ResponderEliminar