Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 19 de março de 2012

Cães à solta.

Quando o Janay passeia na rua os outros cães não lhe são indiferentes, então se esses cães estiverem à solta e vierem ter com ele, está tudo estragado. Ultimamente encontro muitos cães à solta aqui na minha zona e tem sido um autêntico inferno, eu tenho medo, o Janay ladra e eu entro em pânico. Há três dias dois cães grandes aproximaram-se dele e o Janay lá se zangou com um e teve direito a uma mordida na perna (só reparei hoje), estas situações só pioram a agressividade dele com os outros cães.
Ainda há bocado quando fui à rua com o Janay (e foi isto que me fez escrever este post) mal estou a sair do prédio vem um cão grande em direcção a nós, e eu como ainda estava à porta do prédio, levei-o para dentro do prédio e claro que o Janay entrou logo em parafuso e só ladrava. 
Tenho que iniciar urgentemente o treino para ignorar os outros cães mas tenho que ter uma recompensa super maravilhosa, talvez frango cozido. Mas estou a pensar seriamente em pedir ajuda a alguém, não sei se consigo resolver isto sozinha, mas de qualquer das formas perante uma situação em que se aproxima um cão irei fazer: pedir um senta, recompensar, mantém-se calado, recompenso. Que acham? E se esse cão o começar a cheirar? É complicado mantê-lo sentado e aí não o vou conseguir recompensar porque consequentemente o Janay também vai querer cheirá-lo. Aiiii que confusão! 
Bem vamos lá meter mãos à obra e ver o que sai daqui.
E vou tentar fazer um vídeo para partilhar com vocês o treino..
Sara

13 comentários:

  1. Eu acho que enquanto o treino do ignorar os outros cães nao estiver minimamente solido ou enquanto o janay nao se manter calmo na presença de outro cao, deves tentar evitar essas situações para que ele nao seja agressivo e assim evitar que a situação piore .. Se tas a fazer o senta e recompensa e o nao ladra e recompensa e outro cão vem cheirar .. pedes um junto ao janay para que ele foque a sua atenção em ti e afastas-te do cão .. se vires que nao consegues lidar com a situação, secalhar umas aulas de sociabilização? que achas?
    ou então, claro o nosso encontro em abril :D

    ResponderEliminar
  2. Pois o problema é que não consigo evitar estas situações porque tenho muitos cães à solta na minha zona. No passeio de hoje levei uns biscoitos e consegui que ele não ladrasse a um cão, portanto vou continuar o treino. Sim fazia-lhe falta mas aqui na minha zona não há nada que me agrade. Ele nos "encontros de cães" porta-se lindamente, eu acho que este problema é uma questão territorial porque é um exagero o estado em que ele fica (nervoso, a tremer, a ladrar, aos saltos, ...), e ele fica sempre assim nos passeios ao pé da minha casa. Vou tentar filmar e depois partilho o treino. Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Não será por causa da trela?
    Ele nos encontros anda solto e porta-se lindamente, nao é?
    Por exemplo, o lenny quando tá de trela é muito medricas e tambem ladra a outros caes ao inicio e depois vai cheirar e dá-se bem mas solto nem sequer ladra ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é por causa da trela, o meu grande problema é a trela mesmo. Porque eu não consigo mantê-la laça :/

      Eliminar
  4. Um dos grandes problemas é o stress que transmitimos a eles pela trela, mesmo inconscientemente. O nosso cão, por exemplo, dá-se bem com todos os outros, quer esteja de trela ou não, mas se nós nos assustamos quando aparece um cão de repente, transmitimos isso pela trela e ele começa a ladrar.
    Experimenta começar a apresenta-lo a outros cães sociáveis enquanto tem a trela (não solto), para começares a saber lidar com a pressão que fazes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, e eu acredito que eu tenha muita culpa nisto porque eu fico com muito medo. Vejo-me sozinha com o Janay, com mais cães, sem ninguém para ajudar, é uma situação complicada. Eu tento manter a calma mas há uma altura que as coisas se descontrolam um bocadinho. No outro dia tive um caso interessante pois deu para ver a que distância o Janay não ladra aos outros cães, um senhor aproximou-se de nós (vinha com um cão maior que o Janay) e estamos a uns 15 metros de distância e eu avisei o senhor para não se aproximar porque o Janay ia ladrar, e o senhor compreendeu, só que o cão dele estava a puxar e ele quis fazer a vontade ao cão dele, e quando estava a uns 5 metros o Janay manteve-se calado (ah o Janay mal viu o cão ao fundo sentou-se, portanto esteve sempre sentado), o senhor pára, e eu avisei-o para não se aproximar mais (não tinha recompensas, tinha sido um bom treino, falha minha) mas o senhor quis se aproximar e mal dá uns passos e fica mais ou menos a 2 metros de distância o Janay começa a ladrar e o senhor pronto, lá foi à vida dele.

      Eliminar
    2. Ah e o problema é que eu aqui na zona não tenho ninguém com cães que eu tenha confiança para fazer estes treinos, portanto só tenho mesmo as pessoas que passam na rua com os cães.

      Eliminar
    3. Em vez de dizeres para se afastarem pergunta se é sociável. Se a pessoa disser que sim, agarras na ponta da trela só com uma mão e deixas o resto ir para a frente, continuas a andar em direcção ao cão nas calmas (foi o que fizemos com o nosso e resultou) - não precisas deixar eles cheirarem-se um ao outro...

      Eliminar
  5. Pois só que o Janay começa logo a puxar a trela e depois não consigo que eles não se cheirem, eu normalmente até digo ao janay "vamos lá" para ele perceber que eu o deixo ir. O que normalmente acontece é eles se cheirarem e passado um bocado já estão zangados um com o outro. Claro que isto acontece com cães e maiores que ele. Cadelas, ou machos e mais pequenos não há problema.

    ResponderEliminar
  6. Não deixes chegar à parte da zanga... Cheiram-se, tudo bem, depois puxas ele e segues a tua vida :)

    ResponderEliminar
  7. o janay é agressivo com outros cães ou só ladra quando os ve?

    ResponderEliminar
  8. Isto é o que acontece 90% das vezes: ele ladra, ele aproxima-se, os cães cheiram-se, começam a andar em círculo e lutam (boca aberta, fazem barulho, rosnam, normalmente é isto). Quem provoca quem não sei, mas deve ser o Janay. Vou tentar fazer um vídeo desta situação, é complicado porque vou sozinha à rua e nem sempre encontro cães, mas vou tentar.

    ResponderEliminar
  9. Pois, é bocado dificil perceber ..
    Porque, por exemplo, o lenny ás vezes a brincar com outros cães tambem rosna e por vezes morde/abocanha o pescoço do outro cao e o outro cao a mesma coisa e rebolam-se mas sempre na brincadeira ..
    Por isso o rosnar e o lutarem pode ter outro sentido, é dificil perceber :/
    Sim, filmar é melhor .. pois é normal, quando puderes filmas se nao conseguires tentas noutra oportunidade

    ResponderEliminar