Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 20 de março de 2012

Treino Nr. 1 - Ignorar cães e pessoas.

Bem começámos hoje o treino de ignorar cães e pessoas, já tinha treinado isto com o Janay mas ele ultimamente tem ladrado imenso na rua portanto o treino teve que ser retomado intensivamente. Uma nota importante é que o Janay estava super agitado na rua (o que tem vindo a acontecer muito ultimamente, principalmente no último passeio do dia).

Treino Nr. 1 - 20:00 - Parque
(Recompensa: carne de perú cozida)

- Aproximou-se um senhor, percebi que o Janay ia ladrar, ladrou, pedi um senta, não sentrou, pedi outro senta, sentou, recompensei, o senhor passou;
- Aproximou-se um casal com duas crianças, percebi que o Janay ia ladrar, pedi um senta, não sentou, ladrou, pedi outro senta, não sentou, ladrou, dei a cheirar a recompensa, ladrou, as pessoas entraram no carro, manteve-se calado, sentou, recompensei.

Entre estes dois treinos ainda treinei o "Junto", "Senta", "Deita" e o "Fica" - Tudo OK
O "Junto" não está bem consolidado pois não o tenho treinado mas correu bem.

Conclusão: a recompensa não foi suficientemente elevada pois ele básicamente não ligou à carne de perú e preferiu ladrar às pessoas. Nos treinos mais simples do "junto", "senta", "deita" e "fica" a recompensa resultou.
Conselhos?!
Tenho aqui um belo trabalho pela frente, tenho.
Em relação ao ladrar às pessoas ainda não encontrei um padrão, às vezes são adultos, outras vezes crianças, outras vezes ignora toda a gente, outros dias ladra a toda a gente, portanto que eu tenha percebido não existe mesmo um padrão.

Sara

4 comentários:

  1. Quando ves que ele vai começar a ladrar em vez de pedir um senta e recompensares, ou se nao resultar dares a recompensa a cheirar .. tenta fazer uma "festa" por exemplo, leva um brinquedo que ele goste muito e começa a correr e chamar por ele, a bater palmas de maneira a que ele foque a sua atenção em ti e ao brincares com ele acabas por tar a recompensar e fazes sempre isso quando passar uma pessoa ou um cão e depois ves se dá resultado :D

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo conselho. O Janay tem andando muito melhor em relação aos outros cães e pessoas, claro que não é de um dia para o outro, mas o que estragava tudo eram os dois cães que andavam aqui à solta que deixavam o Janay em êxtase e como um deles o mordeu, então pronto, estava complicado, mas ele agora tem brincado com alguns cães e está melhor. Obrigada :)

    ResponderEliminar
  3. Já venho atrasada e não sei se continuas com o mesmo problema mas podes tentar não pedir o senta. Vês as pessoas e vais recompensando à medida que ele está calado. Não te aproximes nem tentes nada. Se achares que é medo podes ainda recompensar distanciando-se. Se não for medo e ele até quiser ir ter com as pessoas quando tiver calado recompensas e andas na direcção deles recompensando sempre o não ladrar. Se ladrar um 'oops' e volta atrás.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem sido exactamente isso que tenho feito mas com cães :) Com pessoas não tenho feito nenhum treino porque ele não tem manifestado muito comportamento e é um treino que eu tenho alguma dificuldade em fazer porque eu nunca sei muito bem a quem ele vai ladrar :/ Portanto não consigo prever e fazer isso que dizer! Mas obrigada :)

      Eliminar