Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Ansiedade de separação.

A ansiedade de separação entrou na minha vida virando-a de pernas para o ar. Mostrou-me um lado do mundo canino para a qual não estava preparada. E sinceramente nunca achei que fosse para ficar, sempre achei que fosse passageiro.
Das primeiras vezes achei que fosse até "ele se habituar à casa" mas depois percebi que eu é que me teria que habituar. Comecei a ler, pedi ajuda e tem sido um processo gradual, de melhorias e recuos que me chegaram a levar à saturação. Nunca pensei que eu, 24 anos, uma casa e um cão, fossemos passar por privações.
O meu cão, para mim, já não faz barulho, há muito tempo que chego a casa e a paz reina, mas depois rapidamente me apercebo dos vestígios: porta arranhada e comentários dos vizinhos. Já não me lembro das vezes que já ouvi a frase "devias ter tido um gato". Concordo, mas para além do tempo não voltar para trás, acredito que a sorte do meu cão foi me ter encontrado, e eu a ele. Luto diariamente para deixá-lo sozinho, neste momento está na varanda, sentado na sua cadeira preferida, antes disso sentou-se ao pé do sofá educadamente a pedir para subir, não lhe disse a palavra mágica "salta", para o bem dele não pode estar sempre encostado à dona. Tem que aprender a gostar de estar sozinho, e a saber estar sozinho.
Se eu acho que este problema algum dia vai terminar? Até pode ser que sim mas não é para já.
A porta neste momento está por pintar. Na verdade... a tinta está sempre pronta.

5 comentários:

  1. é um tópico muito complicado e pela história que contas-te do janay em que ele foi "despejado" numa quinta sozinha sem que ninguém interagi-se com ele, apenas lhe levavam comida e pronto .. ainda mais difícil vai ser .. por o janay associa as tuas saídas de casa a esse tempo que teve sozinho, em que teve esperança que alguém voltasse mas ficava sempre la sozinho .. ele no fundo sabe que tu voltas mas ainda tem medo para conseguir ficar calmo ..
    Como tem corrido os treinos de saíres um bocadinho todas as noites ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos cães que sofrem de ansiedade de separação acho que têm estes comportamentos porque vão ficar sem o dono, eu acho que o problema do Janay não é bem esse, é saber que vai ficar em casa sozinho. Ele até há bem pouco tempo gania muito durante o dia, mesmo comigo em casa, acho que por ter estado tanto tempo num terreno grande ele não se habituava a estar em casa. Agora já está muito bem, está sossegado em casa, gosta de estar na varanda, na cama dele, com os brinquedos dele, etc. E também devido a isso tem-se portado melhor quando fica sozinho.
      Quanto às noites ainda não fiz, é um treino um bocado chato porque tenho que vir para a escada ou para o carro fazer tempo e sinceramente ainda não o fiz :/

      Eliminar
  2. pois .. tens que ver o que resulta melhor com a janay para que ele se mantenha calmo em casa ..
    eu percebo, é cansativo .. apesar de ser um bom treino .. tenta fazer em vez de saíres, mudares de divisão .. todas as noites deixas o janay sozinho num sitio com o kong dele, primeiro de porta aberta e vais aumentando o tempo que o deixas lá (mas nesse tempo, ele não pode ter acesso a ti nem ver-te) depois de conseguires um bom tempo começas a fechar a porta mas diminuis o tempo e depois voltas a ir aumentando devagarinho ..
    Que achas? assim treinas o ele estar sozinho e não é tão chato para ti porque nao sais de casa e talvez depois desse treino e ele consiga ficar sozinho e calmo, possas por exemplo, de vez em quando saíres desceres as escadas e ires á rua por o lixo e voltares e isso também fazia de treino ..

    ResponderEliminar
  3. Acho uma boa ideia :) Eu às vezes faço isso mas vou começar a fazer com mais frequência. Ontrm cheguei a casa à meia noite e parece-me que ele não fez barulho :D Pelo meos não tinha a porta arranhada (pintei-a no outro dia). Mas ontem deixei um biscoito para os dentes que ele gosta junto à porta, pensei que se deixasse lá alguma coisa que o deixasse enttido por uns segundos que ele se esquecia de ir arranhar a porta e o que é certo é que tá branquinha sem arranhões. Isto porque o que mais faz barulho é quando ele vai para a porta ganir e arranhar a porta, Portanto calculo que ontem se tenha portado bem mas ainda n perguntei à vizinha do lado. Combinei com ela que se ele fizesse muito barulho à noite para me ligar, pelo menos fico mais descansada. Mas eu tenho que o deixar mais vezes sozinho em casa à noite, só que eu tenho medo que ele esteja para aqui a acordar o prédio inteiro. Mas não posso desistir :)

    ResponderEliminar
  4. claro, nao desistas que o janay com o tempo vai lá :)
    faz isso de o deixares sozinho .. e um osso á noite secalhar em vez do kong porque o osso demora mais tempo a roer e assim varias .. durante o dia uma coisa, á noite outra !
    boa sorte e depois diz se ele melhorou :D

    ResponderEliminar