Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 20 de agosto de 2012


Antes de ter o Janay só tinha tido dois cães durante a minha infância, logo a minha experiência com cães em casa era zero. No entanto quando o Janay chegou à minha casa e começaram a surgir problemas (ansiedade por separação e agressividade por possessão, os mais graves, digamos assim) nunca pus em causa a necessidade de eu ser um líder ou o meu cão me querer dominar, primeiro que tudo ele não me conhecia, e eu não o conhecia a ele, portanto como é que um cão iria querer dominar uma pessoa que não conhecia? Para isso teria que ser um cão com os horizontes muito alargados, teria que ser um cão que me querendo dominar (uma pessoa que não conhecia) iria querer dominar todos os desconhecidos e os conhecidos e por consequência teria que ser um cão que queria dominar o mundo… e sejamos sinceros um cão só quer é poder ser cão, ter uma cama fofinha, comida e poder brincar com os seus semelhantes. Por isto é que quando fui a uma consulta de comportamento e me disseram que o meu cão não podia comer antes de mim pensei: “Mas que raio? Se o cão não comer antes de mim vai-lhe dar o cheiro do frango assado ou do bife de porco e não me vai largar às refeições, isto é um bocado parvo!”. Então comecei a perceber que resumir a nossa relação com os cães à dominância e aos líderes é uma grande seca, primeiro que tudo quem acredita em dominância entre cães e pessoas acha que todos os cães são dominantes, basicamente é isto, e um casal que acredite em liderança só vai gerar uma discussão porque se ambos gostarem do seu cão de igual modo tanto um como outro vão querer ser o líder. Quem é que não quer que o seu cão lhe obedeça? Por isto e por outras coisas deixem estes rótulos de lado, só prejudica e vivem constantemente a evitar certas situações só porque o cão vai ser dominante e vocês próprios vão ganhar uns cabelos brancos porque vão ter muito trabalho para serem líderes! Para não dizerem que eu não percebo nada disto, acreditem (quem segue a ideia da dominância) que eu já tentei rotular o meu cão de dominante ou submisso e de acordo com os vossos critérios de rotulagem sabem a que conclusão cheguei? Que o meu cão é um dominamisso. Percebem o que isto é? É um cão dominante e submisso! Como todos os cães, que simplesmente fazem escolhas de acordo com os seus recursos e de acordo com as suas vontades, umas vezes são submissos outras vezes são dominantes. Quanto à parte do líder também é uma chatice para mim, fico mais feliz que o meu cão perceba que tem uma família inteira que gosta dele, que essa família tem regras e ele tem que as cumprir. Uma das regras de hoje à tarde foi dormir no sofá com a cabeça em cima da minha mãe, ele bem tentou estar todo (literalmente) em cima dela como faz comigo, mas ela só deixou a cabeça, o meu cão rosnou e ladrou por isso? Claro que não, antes dormir no sofá com a cabeça em cima da minha mãe que dormir no chão. E ninguém dominou ninguém. Nada mais simples que isto.

4 comentários:

  1. "dominar todos os desconhecidos e os conhecidos e por consequência teria que ser um cão que queria dominar o mundo… " Gostei muito Sara. Muito, muito bom :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Isto acaba por ser um desabafo, estar sempre ouvir em jardins a conversa da dominância já farta um bocadinho!

      Eliminar
  2. Desculpem lá... Mas não é bem assim! É claro que o grande objectivo da espécie canina é dominar o mundo. É por isso que eles insistem em andar à nossa frente nos passeios, que pulam quando vêm alguém de quem gostam muito, que não sentam ou deitam por mais que alguém grite com eles... Enfim, eles querem TANTO dominar o mundo que mesmo que alguém lhes bata eles não fazem nada do que mandamos!! São do piorio! Ou entããão.... Bem, ou então precisam que alguém tenha paciência para lhes ensinar. Pois se calhar é preciso explicar-lhes o que queremos deles. Treiná-los... Huum... Não, isto é demasiado esquisito para fazer sentido. É claro que eles percebem! Eles percebem português, inglês, chinês, russo... Só não fazem o que mandamos porque não querem... Isso ia estragar o plano de conquistar o mundo e todos os seres humanos! Vocês não percebem nada disto pá! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah eu comecei a ler isto e pensei "A Filipa não está bem!" LOL

      Eliminar