Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Melhore a sua relação com o seu cão

"A ideia de hierarquia e dominância, surpreendentemente, ainda hoje em dia é tema de debate entre profissionais. O treino instintivo de programas de êxito na televisão choca frontalmente com o que nos propõe a ciência.
O próprio David Mech, pai da dominância nos lobos, desde o ano 2000 que desdiz tudo o que escreveu nos anos 70. Propõe deixar de utilizar termos como Alpha e diz que a estrutura hierárquica que havia proposto era uma observação errada da estrutura social do lobo.
Hoje propõe grupos familiares, com pai e mãe lobo muito respeitados. Todos os grupos desenvolvem enormemente a capacidade de comunicar para evitar conflitos, em benefício da matilha familiar. Os cachorros têm licença para fazer o que querem (o que facilita o seu desenvolvimento individual e são muito mais seguros de si mesmos) até aos 4 meses. Nada lhes é corrigido.
Poderíamos falar horas de como o funcionamento real das matilhas de lobos está muito afastado das proposta televisisva de um líder que submete o resto do grupo.
Mas não faz sentido continuarmos a falar de lobos. E de matilhas. Porque o nosso animal de companhia é um cão. Há numerosos estudos, desde Fox, Frank, Ray e Lorna Coopinger, Miklosy, etc., com resultados contudentes: os cães e os lobos aprendem de maneira diferente, têm necessidades diferentes e comportam-se de forma diferente.
Os cães selvagens são sociais, utilizam muitos sinais para manter a paz, podem ser oportunistas, que caçadores. É pouco frequente formarem matilhas e quando as formam, dado que os recursos são limitados, estas desfazem-se com facilidade, de acordo com as necessidades sociais e de sobrevivência.
Com todos estes dados temos de meter mãos à obra. Construirmos uma nova relação com os nossos cães. Na nova proposta esquecemos as hierarquias e os líderes (Que alívio, é muito duro ter de ser chefe todo o dia!), e procurarmos uma forma amável de lhes fazer entender as nossas regras, e que as cumpram.
Se seguir os conselhos dados neste artigo a sua relação com o seu cão irá começar a melhorar!"
 
Por: Jaime Vidal
Retirado da Revista "Cães e Companhia"

Sem comentários:

Enviar um comentário