Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Um parque para cães, sff.


Hoje fomos nós ao Parque da Paz (o maior parque aqui de Almada) e senti-me literalmente controlada pois tive um senhor jardineiro a andar atrás de mim naqueles carrinhos de golfe a ver para onde ia com o Janay, até que uma das vezes veio ter comigo e disse-me que o meu cão não podia fazer xixi na relva porque era onde se sentavam as crianças.
Ora quem tem um cão vê-se com imensas dificuldades em proporcionar-lhe uma vida de cão: o cão não pode correr, o cão não pode ser solto, o cão não pode fazer xixi na árvore, o cão não pode pisar a relva, basicamente um 100 número de coisas que um cão não pode fazer. Mas até aqui tudo bem, é importante para a saúde pública que um cão não faça xixi e cocó em jardins onde estão crianças e adultos (atenção que apanho sempre os cocós) mas ao menos criem condições para pelo menos os cães possam estar alegremente a correr e a brincar sem os donos estarem preocupados se estão a pisar relva ou a calçada.
Esta é a legislação aplicada aqui em Almada e comum ao resto do país:

1 - Não é permitida a circulação de canídeos nos espaços de jogos e recreio, nas áreas ajardinadas, relvadas e outros espaços similares utilizados por crianças e adultos.
2 - É permitida a circulação de canídeos nas vias pedonais de espaços de jogos e recreio e áreas ajardinadas, desde que conduzidos à trela.
Para quem tem cão se for seguir à risca estes dois pontos não pode fazer mais nada com o cão sem ser passear à trela pela rua. Para mim é ridículo, a sério que é. Não há nem um sítio com relva onde se possa soltar o cão, não há um único sítio que permita o cão correr, e já que são tão rigídos com estas medidas desenvolvam locais próprios para os cães poderem estar em liberdade, tão simples quanto isto. Este parque onde fui hoje tem imensa relva, custava muito a câmara vedar um bocadinho de relva para os cães poderem estar à solta lá dentro? Deve custar imenso dinheiro vedar uns metros e colocar uma placa à entrada com a seguinte frase "Aqui um cão pode correr e pisar a relva!".
Era isto, tão simples quanto isto.

4 comentários:

  1. Apoio a 200% !!!
    Moro na Costa, e tenho um labrador preto com 16 meses, o Luke, que adora e precisa muito de correr e brincar.
    Seria excelente que criássemos um movimento organizado, de donos de cães, e propuséssemos à CMA a criação de um parque para cães, no Parque da Paz, ou no Parque Urbano da Caparica. Ambos têm excelentes espaços para uma iniciativa deste tipo.
    Penso até, que este projecto podería ser rentabilizado através de patrocínios, instalação no local de uma loja para animais etc.
    Fico ao dispôr para colaborar nese projeto

    ResponderEliminar
  2. Enviei alguns mail's para a CMA, juntamente com fotos de parques para cães no estrangeiro e também me dei ao trabalho de assinalar um local no Parque da Paz, já com ponto de água para fazer uma puxada para o interior do hipotético parque. Sem resposta ao mail. Passado algum tempo, constroem num terreno baldio aquilo que a CMA chamou de : Parque para cães.
    Posto isto subscrevo a petição proposta.

    ResponderEliminar