Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Veterinários não são treinadores.

Quando se é dono de primeira viagem recorre-se muitas vezes ao veterinário para pedir ajuda, acaba por ser o primeiro apoio, quem dá as primeiras vacinas, quem aconselha a ração e acaba por ser também quem dá conselhos de como educar o nosso cão. Nada mais errado. E quem está a ler isto se for uma dessas pessoas então fique a saber que os veterinários pouco sabem de comportamento canino e está sujeita a que o conselho que o veterinário lhe deu seja completamente desadequado. Mas isto acontece a imensa gente, tal como aconteceu a mim. Quando me vi desorientada liguei para o veterinário e perguntei onde poderia ter uma consulta de comportamento e responderam-me "aqui mesmo!", e assim foi. Claro que os conselhos se basearam todos em dominância, liderança e em "não's" bem firmes, ainda levei uns comprimidos para dar ao Janay e o comportamento dele pouco melhorou. Até que pesquisei na internet e cheguei até quem devia e tinha qualificações para tal. E quem acha que é uma crueldade eu dizer que um veterinário não tem conhecimentos suficientes para fazer consultas de comportamento basta analisar o plano curricular e perceber que a única cadeira que têm (no caso da faculdade de Lisboa) é "Comportamento e bem-estar animal" que dura um semestre (1!!!) e nesta curta cadeira aborda-se o comportamento dos bovinos, ovinos, caprinos, equinos, suínos, aves, felinos e canídeos. Isto tudo num semestre! Claro que há veterinários qualificados em comportamento animal mas informe-se e tente perceber se o conselho que lhe estão a dar é de alguém com qualificações ou não. E decidi escrever isto porque hoje soube de um conselho que o veterinário deu no caso de uma cadela (adoptada com 1 ano de uma associação): pôr a mão na taça enquanto a cadela está a comer, vale a pena referir que aconselharam isto dois dias depois da cadela estar num novo lar, com donos novos, etc.. Felizmente as pessoas tiveram dois dedos de testa e não fizeram o que o veterinário aconselhou mas caso o tivessem feito o desfecho era só um.

2 comentários:

  1. Conselho muito pertinente.
    Não sei bem porquê, mas também noto uma tendência para os veterinários darem conselhos em termos de comportamento; certamente que eles não gostariam que um treinador diagnosticasse algum caso de saúde; um bom treinador dirá logo para se dirigir a um veterinário, e o natural será que um veterinário dirija questões comportamentais para treinadores...
    E depois, sim, é sempre o mesmo tipo de conselhos, sempre autoritários e baseados no senso comum...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que deveria haver mais cooperação entre veterinários e treinadores, e neste caso os veterinários falham bastante! Mas é como eu digo, se no plano curricular se apostasse em comportamento animal talvez eles ficassem mais sensibilizados para a questão de direccionar um dono para um treinador competente. Há um erro logo na faculdade o que leva a que um veterinário quando está a exercer a profissão aproveite para dar consultas de comportamento e quem não sabe (como foi o meu caso) segue os conselhos como se estivesse a fazer o mais correcto, no fundo foi "o veterinário que disse...".

      Eliminar