Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Acerca de treino.

Sou muitas vezes criticada por treinar o meu cão e por essa mesma razão resolvi falar-vos um bocadinho do porquê de eu e o Janay treinarmos.
Sempre conheci cães não treinados (de familiares e amigos) que eu achava que eram super bem comportados, super obedientes, super amigáveis, super tudo. Depois tive o meu cão e a minha visão de os cães que conhecia mudou completamente. Comecei a perceber que se calhar nunca tinha ido à rua com esses cães não treinados que conhecia, percebi que se calhar nunca tinha passado muito tempo com eles, basicamente percebi que nunca tinha vivênciado o dia-a-dia desses cães. De uma forma simples percebi que esses cães que eu conhecia afinal não eram tão "super tudo", eram cães com problemas comportamentais que só comecei a identificá-los a partir do momento em que tive um cão em casa. Depois comecei a perceber que esses cães que eu conhecia não socializavam, não faziam exercício físico, não iam com os donos de férias, não iam aos pic-nics em família e comecei a perceber que esses cães se limitavam a estar em casa. Quando tive o meu cão queria mais que isso, queria um cão que fizesse parte da família. Para mim era ponto acente que eu teria que despender o meu tempo com o meu cão, não queria um cão que passa (sempre) o dia a dormir no sofá, queria desenvolver uma ligação com o meu cão... para ser o mais sincera possível queria que o meu cão visse a antiga dona e me preferisse a mim. Mas isso não se desenvolve em 1 nem em 2, nem em 3 dias, isso demora tempo.
Quando adoptei o meu cão tive a felicidade de encontrar um parque, que ainda hoje frequentamos, com várias pessoas com cães onde o Janay socializava e gastava energias. Mas enquanto o meu cão brincava com os outros cães não desenvolviamos a tal ligação dono/cão que falava há bocado e acima de tudo fui percebendo que haviam arestas a limar no comportamento do Janay. Como a nossa relação em casa não podia ser só aqueles minutinhos em que eu estou sentada no sofá e o meu cão encostado a mim, percebi que ao treinar ocupavamos o tempo, estimulava o Janay e desenvolviamos a relação dono/cão (obediência, atenção ao dono, comunicação, etc). Foi à conta disto que começámos os nossos treinos. Não quero um cão que saiba fazer todos os truques mas sim um cão educado, no entanto ao treinarmos conseguímos passar tempo útil juntos, conseguímos valorizar o tempo. Outra das mais valias do treino é que o meu cão não gosta propriamente de brincar com as pessoas (na rua), não é um cão que dê para atirar umas bolas ou jogar ao tug pois o tempo perfeito para ele é passado a cheirar tudo, e eu respeito isso. Não digo que o meu cão não brinque comigo na rua mas brinca... 5, 10 minutos, 15 no máximo, então ao aproveitarmos para treinar na rua eu acabo por dar atenção ao meu cão e ele a mim.
Não quero com este texto convencer ninguém mas que pode ser divertido e estimulante, pode :)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário