Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Passos a seguir na compra de um cão de raça.

Estamos no Natal e muita gente, infelizmente, decide dar um cão como presente, quer seja ele de raça ou sem raça definida, e para ser sincera não há nada mais errado nisso. Um cão não é um presente, aliás, por presente, entenda-se, um objecto útil e valioso para quem o recebe e definitivamente oferecer um cão ou outro animal qualquer é estar a dar (a quem o recebe) uma garantia de que nos próximos 12 anos (ou mais) vai ter muita despesa e muito trabalho pela frente.
A adopção ou compra de um cão tem que ser pensada de forma consciente e partilhada, a maioria das pessoas diz "eu quero um cão" e fica-se por aí, não pensa nos extras e quando as pessoas dizem "eu quero um cão" deveriam antes dizer "eu quero cuidar de um cão", e isso sim, já é um "querer" muito mais valioso e consciente.
Posto isto, decidi dar o máximo de conselhos úteis para a escolha de um cão de raça e falo da compra de cães só de raça porquê? Porque cruzados, cães sem LOP, cães rafeiros, não deveriam custar dinheiro porque basta ir a um canil e podemos tê-los de graça (de acordo com a maioria das instituições/associações de apoio animal).
E porque um cão de raça custa dinheiro e os outros não?
Porque um cão de raça está directamente relacionado a um criador e um criador para conseguir cuidar e criar em condições tem despesas. Mas vamos por partes!
Decidiu que gostava de comprar um cão de raça?
 
1. Parabéns, decidiu que gostaria de ter um cão mas isso não chega;
2. Precisa de saber se tem condições para o ter: tem disponibilidade financeira para proporcionar um acompanhamento veterinário ao seu cão? E para comprar uma ração de qualidade? E para os desparasitantes? Reune estas condições? Então passemos ao ponto 3;
3. Que raça escolher? Imagine que tem uma paixão enorme por Pastores Alemães, são lindos, possantes mas já pensou que o temperamento deles pode não ser compatível com o seu estilo de vida? Antes de comprar o cão da raça dos seus sonhos é importante perceber se essa raça é o ideal para si, as vantagens de comprar um cão de raça é que podemos escolher (à partida) o seu temperamento. Por exemplo, a maioria dos Beagles são energéticos, brincalhões, não gostam de ficar sozinhos, precisam de exercício físico. Se uma pessoa gosta de pequenos passeios, de ter uma vida tranquila no seu sofá, definitivamente não deverá escolher um cão desta raça pois a sua rotina (e garanto-lhe) irá mudar radicalmente. Continuando no ponto 3, este é para mim um dos pontos essenciais pois uma correcta escolha de uma raça vai determinar a felicidade desse animal. Portanto, leia muito sobre raças, fale com donos de cães que encontre na rua, acima de tudo pesquise muito! E isto não é possível num dia, nem em uma semana, leva tempo para conseguir tomar uma decisão acertada. Neste ponto, explore o mundo de canicultura, e isso inclui estas palavras-chave (obrigatórias): LOP, estalão da raça e doenças que afectam a raça que escolheu (vai ser importante na escolha do criador).
4. Neste ponto já deverá ter escolhido a raça do seu novo amigo, parabéns mais uma vez, acredito que a decisão tenha sido difíci mas com muita pesquisa conseguiu! Então o ponto 4 é o quê? A compra? Claro que não, para isso ainda falta muito tempo. O ponto 4 é nada mais nada menos que: treino canino! Ninguém (mas ninguém mesmo) que escolhe comprar um cão ou adoptar deve tomar essa decisão sem perceber nada de treino canino, é importante para si e para o seu cão saber os passos a seguir na educação do seu cão, senão o que acontece? O cão aos 4 meses roi tudo, morde as suas mãos, faz xixi pela casa toda e você anda com a cabeça feita num 8. Mas aqui dou uma pequena ajudinha, aqui está o livro que deve comprar: http://www.knsediciones.com/docs/primeraspaginasWeb-ANTESde.pdf .
5. Depois de ter lido muita coisa sobre treino canino e saber como deve educar o seu futuro cão chegámos à parte dos criadores! E qual a primeira coisa que deve fazer? Pedir a lista de criadores da sua raça escolhida ao Clube Português de Canicultura, essa lista é nada mais nada menos que os cães registados no LOP, nomeadamente nos últimos 6 meses.
6. Depois de pedido a lista, deverá ir ao site do Clube Português de Canicultura e ver o calendário das exposições e fazer uma visita turística a umas quantas, ver o horário do julgamento da sua raça escolhida e colocar-se estratégicamente na primeira fila! Isto porquê? Porque nessas exposições estará o criador do seu cão! E o que tem a fazer? Falar com o máximo de criadores e marcar visitas aos mesmos! Neste altura já saberá bastantes coisas sobre a raça e saberá manter uma conversa informada com os criadores. Atenção que um criador à séria escolhe a dedo os futuros donos dos seus cães, portanto informe-se para passar uma boa imagem, fartos de pessoas que percebem mais de moscas do que de cães estão eles!
7. Nesta altura já terá marcado visitas aos criadores e quais os pontos importantes a ter em conta? Condições em que vivem os cães, alimentação dos cães adultos, das cadelas grávidas e dos cachorros, estado dos cães (se têm o pêlo brilhante, se estão magros, a relação dos cães com o criador, etc). Um ponto extramente importante: não se compra cães a quem crie muitas raças, é a mesma coisa que irmos a um médico especialista em muita coisa, resulta num médico que percebe de tudo e não percebe de nada. Com os cães é a mesma coisa, um criador terá que estar 100% informado da raça que cria, e isso implica estudos de doenças que afecta a raça, o estalão da raça, os cruzamentos, genética, etc..
8. Já escolheu o criador? Sim? E esse criador não tem nenhuma ninhada disponível? Não se preocupe, espere, tem 10, 12, 14 anos maravilhosos pela frente para aproveitar o seu amigo de 4 patas ao máximo!
9. Já tem o seu cão em casa? Óptimo! Tenho a certeza que fez uma óptima escolha!
 
Bom Natal,
Sara 

5 comentários:

  1. Olá Sara, li atentamente o teu post mas, desta vez, custa-me concordar com o que escreveste. Não pelo conteúdo (porque não podias estar mais acertada no que escreveste) mas sobretudo pela mensagem que está subjacente. E não leves a mal, mas pessoalmente tenho uma enorme dificuldade em concordar com o que os criadores fazem. Ok, que é uma forma de manter as raças e criar cães custa dinheiro... MAS tenho dificuldade em concordar com pagar para ter um amigo, um elemento da família. Os cães não são objectos.

    (Mais do que uma crítica, espero fazer pensar com o meu comentário e quem sabe levantar o debate)

    BOM NATAL!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não levo a mal :) Mas eu prefiro saber que comprei um cão a um criador sério, que alimenta os pais devidamente, que proporciona aos seus cães acompanhamento veterinário sempre que é preciso, que faz rastreios e despistes de doenças que afecta a raça, do que me oferecerem um cão de uma criação de vão de escada em que tu sabes que a mãe está numas condições miseráveis e os cachorros são alimentados a arroz cozido. E tu sabes, tal como eu sei, que cuidar de um cão exige muito dinheiro portanto um cão de raça nunca poderia ser oferecido, o criador tem imensas despesas. E os criadores sérios existem para manter a raça (tal como disseste) e para poder oferecer às pessoas um cão que tu sabes que foi criado (tal como os pais) nas melhores condições e isso ninguém faz de graça porque amor não basta para criar um cão. E vou-te dizer mais, acho que todos os cães deveriam ser vendidos, assim 50% das adopções por impulso desapareceriam.

      Eliminar
  2. concordo plenamente, até mesmo as adopções nos canis deviam de ter um custo. eu para adoptar o lenny tive que pagar as vacinas, o chip e dar metade do valor da esterilização porque ele nao tinha idade para ser esterilizado mas assim eles ficaram com uma garantia.

    ResponderEliminar
  3. Mas eu não deixo de concordar com a Filipa, até porque era assim que eu pensava mas tenho que ser realista e perceber que um cão tem que ter um custo.

    ResponderEliminar
  4. No entanto eu no texto digo assim "Porque cruzados, cães sem LOP, cães rafeiros, não deveriam custar dinheiro porque basta ir a um canil e podemos tê-los de graça" E pode parecer contraditório mas o que quis dizer no texto é que há muita gente a ganhar dinheiro com rafeiros e isso é outra conversa. Sou a favor da venda de cães em criadores que bem tratam os animais, cães resultantes de cruzamentos de cães X com Y porque são os dois muito bonitos e conseguímos fazer um bom dinheiro com eles, aí sou completamente contra, como é o caso de todos os anúncios do OLX ou Custo Justo, são simplesmente para fazer dinheiro!

    ResponderEliminar