Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 27 de março de 2013

Treino #1 - Iniciação ao Clicker

Irei começar uma série de tópicos sobre treino de obediência básica, o que pretendo é que os donos se inspirem com os nossos textos e vídeos e tenham vontade de treinar os seus cães!
E qual a vantagem disso? Aumenta o focus do cão em relação ao dono, proporciona estimulação mental ao cão e desenvolve a comunicação cão/dono. Sem esquecer que o cão é um animal extremamente inteligente e resta-nos, como donos, aproveitar as suas capacidades ensinando-lhe o máximo de coisas possíveis.
Para estes treinos basta reservar 15 minutos do vosso tempo, os treinos devem ser curtos mas rentáveis! Não se entusiasme e treine demasiado tempo de cada vez com o seu cão, acabe sempre o trieno em bom, isto é, pediu um "senta" e o cão executou na perfeição, isso indica que é hora de arrumar o clicker e a bolsa das recompensas.
 
Bons treinos.

Treino #1 - Iniciação ao Clicker
 
O clicker é um instrumento de treino muito utilizado que ao ser pressionado faz um “click”. Para um cão que não sabe o que significa o som do clicker, o som por si só não tem qualquer significado mas se eu pedir um “senta” ao meu cão e carregar o clicker ele vai perceber que era exactamente aquilo que eu queria que ele fizesse.
O clicker é um instrumento bastante simples que serve para indicar ao cão que no preciso momento em que se carrega no clicker, ele teve o comportamento pretendido.
Quem nunca usou o clicker ou quem acha que o clicker não tem qualquer função prática vai argumentar que se o dono disser “ok” ou “lindo menino” que é exactamente a mesma coisa, mas nada mais errado. O som do clicker é universal, qualquer pessoa poderá treinar o cão porque ele entende perfeitamente o seu significado, o som do clicker não está sujeito ao nosso estado de espírito (ao dizermos “ok” variamos o som que emitimos, umas vezes mais alto, outras mais baixo) e o clicker é usado especificamente para treino, enquanto que o “ok” ou “lindo menino” o cão irá ouvir várias vezes ao longo do dia.
Outro aspecto importante é a precisão com que queremos que o cão faça certos comandos, por exemplo, no treino do “junto” o clicker é usado para quando avançamos a perna esquerda e o focinho do cão nos toca na perna, nesse exacto momento carregamos no clicker para que o cão perceba que o queremos junto ao dono e assim percebe o que queremos dele. Há comandos que exigem perfeição e isso conseguimos com a ajuda do clicker.
Para se conseguir que o cão perceba que quando carregamos o clicker é porque fez o comportamento pretendido, o cão tem que associar sempre o clicker a uma recompensa (comida, brinquedo, …), só assim o cão entende o significado do som do clicker. Para começar basta chegar ao pé do cão (por exemplo, se tiver deitado na sua cama) e ir clicando e recompensando, depois de umas quantas repetições podemos começar a treinar! Sempre com a mesma sequência: click e imediatamente a seguir a recompensa, nunca ao contrário (ver vídeo).
Na utilização do clicker existe outro aspecto essencial que é o seu timing, por exemplo, quando pedimos a um cão para se sentar, o clicker deve ser carregado no momento exacto em que o cão coloca o rabo no chão, se não clicarmos no momento certo o cão pode colocar o rabo no chão e levantar-se logo ou deitar-se, nesta situação se clicarmos tarde iremos estar a recompensar o comportamento que não pretendíamos inicialmente.
Podem ver a demonstração aqui:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário