Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Os segredos dos (nossos) passeios.

Passear o meu cão é das coisas que mais gosto de fazer. Basta pegar na trela, nos sacos e lá vamos nós! O nosso cão está sempre pronto para nos fazer companhia, quer o passeio dure 5 minutos, 30 ou 1 hora. Nós decidimos o destino e o cão simplesmente acompanha-nos! Vá, às vezes puxa para a direita e o dono quer ir para a esquerda mas peripécias fazem parte de um passeio. O segredo para um bom passeio é ter tempo. A pressa é inimiga dos cães. Sempre que estou com pressa, e vou passear o meu cão, o seu grau de excitação aumenta e quanto mais depressa quero que o passeio seja, mais demorado é.
Muitos donos perdem a vontade de passear o seu cão, não arriscam um passeio mais longo e isto acontece porque o cão puxa muito, ou porque se atira às pessoas, ou porque dá um puxão na trela para ir atrás dos pombos ou porque ladra a outros cães, enfim, imensas coisas que acontecem com frequência durante um passeio e qual é o segredo? Não deixar de passear o cão. O meu cão puxava muito, comecei a fazer grandes caminhadas no centro da cidade, com barulho, com carros a passar, em hora de ponta, distracções ao máximo mas tudo com uma regra de ouro (ou vá duas): sempre que ele puxa eu páro e andava sempre com 1 ou dois biscoitos no bolso para usar em caso SOS. Não é difícil, outro segredo é não desistir. É chato andar na rua com um cão completamente louco (e acreditem que o meu às vezes ainda tem esses momentos) mas a nossa postura influencia-os imenso e sempre que vou para um passeio demorado o Janay adquire uma postura de passeio e não de: deixem-me cheirar tudo que eu estou no meu momento de parvoeira canina. É preciso ter calma, os primeiros 10 minutos ditam o futuro de um belo passeio: se forem tranquilos nós continuamos, se o cão começar com comportamentos que não nos agrada, o dono tem vontade de ir imediatamente para casa.
As vantagens de um bom passeio com o nossos cão são mais que muitas e os benefícios exigem que os donos se dediquem um pouco mais. Um cão cansado (física e psicologicamente) faz um dono feliz, menos estragos em casa, temos um cão mais estimulado e dono feliz, resulta num cão também feliz.
Conseguirmos passar um bom bocado com o nosso cão é das melhores terapias que podemos ter, passear, caminhar, conhecer jardins novos, faz tão bem aos cães quanto a nós. E não é por o nosso cão ladrar a outros cães que o devemos fazer prescindir disso. Começar com os passeios bem cedo ou a seguir ao jantar podem ser a solução para o cão se habituar ao caminhar sem puxar, por exemplo. As distracções são menores, há menos gente na rua, menos cães, menos barulho, é um momento mais tranquilo, ideal para uma caminhada um pouco mais longa.
Habituar o cão a comportar-se numa caminhada é fácil, encarar um passeio como um momento positivo é meio caminho andado para o sucesso, se o fazemos por obrigação e contrariados o cão também não irá disfrutar em pleno do passeio com o seu dono.
E já sabe: quanto mais passear, quanto mais exercício físico o seu cão fizer, quanto mais tempo de qualidade passar com o dono e quantas mais peripécias tiverem juntos, mais equilibrado será o seu cão e mais harmoniosa será a vossa relação :)
 





Sem comentários:

Enviar um comentário