Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 25 de agosto de 2013

Dicas | Dúvidas, preocupações e cuidados a ter antes de uma cãominhada.

Hoje em dia vão-se realizando, e cada vez mais, eventos para cães nomeadamente cãominhadas, quer sejam organizados por pessoas individuais, associações, escolas ou grupos organizados. O objectivo é proporcionar convívio entre os cães e entre os donos, de forma a que todos se divirtam e passem um bom tempo juntos. Regra geral estes eventos têm bastante adesão e muitos são aqueles que gostam e fazem questão de levar os seus cães a estas actividades, no entanto antes de um evento destes surgem várias dúvidas e receios na cabeça dos donos! Será que o meu cão se vai portar bem? Será que vai passar o tempo todo a ladrar? Será que vai puxar muito a trela? Será que se vai portar bem com os outros cães? Que quantidade de água levar? São receios que muitos donos têm, uns acabam, independentemente das incertezas, por ir mas há outros donos que preferem não marcar presença com medo do mau comportamento do seu cão. O que é facto é que estes eventos acabam por ser diferente de tudo aquilo a que o cão está habituado no dia-a-dia: há muito barulho, muitos cães, muitas pessoas, muita confusão, inevitavelmente. Mas todos estes estímulos devem ser usados para habituar o nosso cão a estas situações. No entanto, e regra geral, todos os cães se costumam portar bem nestas ocasiões, acaba por haver muitos cheiros e sítios novos para visitar e todo o ambiente faz com que o cão ande nas 7 quintas. Mas isto para situações em que os cães não têm graves problemas comportamentais porque se assim for o ideal é não ir (e esta é a minha opinião). Isto porque um cão que tenha fobia a pessoas ou seja agressivo para outros cães vai estar em stress devido à grande confusão que acaba por se gerar, posto isto, nestes casos o ideal é iniciar um treino gradual e não pôr o cão em contacto com muitos cães e com muitas pessoas ao mesmo tempo (contactar um treinador nestes casos). Por muito que os donos queiram marcar presença o principal é o bem estar dos cães e está na consciência de cada dono perceber se o seu cão vai usufruir do convívio ou não.
O facto do seu cão puxar ou não a trela também é uma dúvida que está presente no pensamento de muitos donos: será que o meu cão vai puxar muito a trela? A minha resposta é: se tem essa dúvida certamente que sim, que o seu cão irá puxar a trela, até porque a maioria dos cães nestas situações puxa a trela! É perfeitamente normal, são muitos cães, o vizinho canino da frente está próximo e todos querem ir à frente. E a solução para estes casos? Ou levamos numa bolsinha uma recompensa super apetitosa e vamos dando e dizendo "lindo menino" à medida que o cão permanece ao nosso lado ou adquirimos (e é um investimento muito útil e prático) um arnês para não puxar! Já há vários no mercado e todos eles têm a mesma função: fazer com que o cão mude de direcção assim que puxa! Existe a Easy Walker, a Halti Harness, a Gentle Leader (que agora está muito na moda), Easy Walk da Trixie e ainda há outros mas de difícil acesso em Portugal. Portanto esta é uma óptima sugestão e vai ver que o passeio irá correr muito melhor!
Em relação às trelas há que escolher uma que seja reforçada na pega ou até mesmo toda almofadada, isto porque com a própria transpiração das nossas mãos e por termos o cão a fazer mais pressão na trela, acabamos por a meio caminho já não aguentar a trela na mão, começa a magoar e até mesmo a fazer ferida.
Outro aspecto importante a ter em conta é a desparasitação externa, isto é, a prevenção contra a leishmaniose, pulgas ou carraças! Não esquecer que no caso da pipeta deverá ser colocada uma semana antes para que a sua eficácia esteja a 100% no dia da cãominhada.
Relativamente a outros cuidados a ter o meu conselho final é levar uma mochila que inclua vários objectos importantes e assim temos a certeza que não irá faltar nada: uma garrafa de água de 1,5L, um recipiente de plástico pequeno onde possa colocar a água ou mesmo daqueles recipientes próprios maleáveis de viagem, toalhitas (nunca se sabe quando o dono ou o cão se irão sujar), sacos para os dejectos, documentação do cão e recompensas para o cão.
Ainda em relação ao comportamento do nosso cão, muitos donos ficam extremamente surpreendidos por o cão, nestes cãovívios, não estar 100% focado nele e o que é facto é que a maioria (e lá está, cães que não são altamente treinados) vão estar focados no passarinho, no cheio da árvore, em fazer xixi naquela ervinha onde os outros amigos de 4 patas também fizeram o seu xixi, etc.. Isto é perfeitamente normal e há que respeitar os cães nestas alturas: deixá-los simplesmente serem cães (sempre com a supervisão dos donos, claro). No entanto, de forma a estabelecer um pouquinho de regras há que levar umas belas recompensas! E se achar que isso não é essencial pois o seu cão só tem olhos para si, vai ver que vai ser muito útil em diversas situações durante o passeio!
Só nos resta desejar uma boa cãominhada e divirtam-se!
https://www.facebook.com/pataaleguas

Sem comentários:

Enviar um comentário