Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Dicas | O cão e a água.

Sempre achei que o meu cão não era muito fã de água, no entanto tenho-me vindo a enganar redondamente. Na realidade achava isso porque não gosta lá muito de tomar banho e sempre que via um lago ou o mar nunca tentava lá entrar, fugia das ondas a 7 pés e eu acabava por não insistir. O ano passado fomos até à Lagoa de Albufeira e mesmo com a família toda dentro de água ele não se aventurava. Nesse dia percebi: definitivamente não gosta mesmo de água! No entanto a semana passada fomos até à Quinta das Conchas onde tem um lago e no meio da brincadeira com a bola o Janay entrou dentro de água para a ir buscar! Fiquei logo surpreendida com a destreza e o à vontade com que entrou lá para dentro, bem a história repetiu-se mais uma vezes e percebi que a relação água/Janay estava no bom caminho! Hoje foi dia de mais uma tentativa, desta vez até à praia onde o Janay andou, mais uma vez, todo feliz dentro de água atrás da sua bola preferida!
 
Isto tudo para dizer que, e como em qualquer situação com cães, sempre que queremos que o nosso cão se habitue a alguma coisa, a aproximação à situação nova tem que ser sempre gradual. Não vale a pena forçar nem achar que atirando o cão para dentro de água que ele vai passar a gostar, nada disso. Isso só vai ter uma única consequência: o processo de adaptação à água vai ficar dificultado. Os cães têm que se ir aproximando e afastando da água ao ritmo deles e de acordo com a sua própria vontade, convém levar um grande incentivo (brinquedo ou comida) e aos poucos ir aproximando o cão da água. Ir atirando a bola, primeiro para a beira, é um grande passo para ele se habituar à presença da água nas patas e à medida que nos vamos apercebendo que o treino está a evoluir, aí sim, ir aumentando a distância. Sempre de uma forma gradual. Se percebermos que a distância foi demasiado grande, o dono vai buscar a bola e volta a mandar para um sítio mais perto.
Há que ter uma coisa em mente: os cães não passam a gostar de água de um momento para o outro, tem que haver qualquer coisa que o faça entrar dentro de água. Há cães que basta ver o dono dentro de água e vão logo a correr, isso até pode ser um grande reforço para alguns cães mas para outros pode não funcionar. É preferível perder mais tempo ao início mas conseguirmos que o cão goste realmente de água, em vez de forçar e termos um cão com medo. Vale a pena o esforço porque passam-se bons momentos em família! Aproveitem a praia, o rio, as lagoas que o nosso país tem. Levem os cães e divirtam-se!
Bons treinos
 

   

Sem comentários:

Enviar um comentário