Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Dicas | A Caixa Transportadora

Vantagens | A caixa transportadora foi uma indecisão que durou bastante tempo mas a partir do momento em que a comprei, nunca mais tive dúvidas de que fiz a escolha certa. Tem várias vantagens e muita gente não se apercebe realmente da importância de viajar com o cão numa caixa:
* Mais seguro para o cão (em relação a cintos de segurança para cães ou a outro método);
* Não interfere com a condução;
* O cão vai mais tranquilo na viagem;
* Não suja o carro com pêlos nem com pó/terra.

Características | Estas 4 razões, para quem viaja muitas vezes com o cão no carro, são mais que suficientes para justificar a compra de uma caixa transportadora. No entanto, a escolha por si só não é uma decisão fácil, isto porque existem imensas no mercado a vários preços e de qualidade diferente. Existem três pontos fundamentais (para mim) na escolha de uma caixa transportadora: o fecho da porta, a robustez e o tamanho.
A porta da transportadora é aquilo que mais se vai usar e manusear, é preciso abrir e fechar a caixa com bastante regularidade e o fecho deve ser prático e resistente. As caixas compradas em lojas online não são um recurso que eu aconselho, a não ser que a pessoa já tenha visto ao vivo uma caixa da marca X e assim pode fazer uma escolha segura. Isto porque pelas fotografias não dá para perceber a qualidade da caixa e podemos ter desilusões, no entanto aconselho as caixas transportadoras da Vari Kennel (são resistentes e com um fecho prático), todas as outras marcas o ideal é primeiro ver ao vivo e só depois comprar. Convém também perceber se a caixa é robusta e se é duradoura. Geralmente as caixas não são uma peça única, isto é, são duas metades unidas por peças de plástico e parafusos que encaixam uma na outra e formam a caixa, um ponto importante é que caixas frágeis no Verão (devido às altas temperaturas) cedem bastante podendo mesmo fazer com que a porta desencaixe com o próprio movimento do carro, daí que é mesmo importante perceber a qualidade da caixa.
Tamanho | Em relação à escolha do tamanho a Vari Kennel tem uma tabela que nos diz o tamanho indicado para algumas raças, o que facilita a escolha. Caso a marca que escolheu não tenha disponível uma tabela parecida basta medir o comprimento do cão e altura, e escolher uma que possibilite ao cão estar completamente de pé e completamente deitado. Há sites com critérios um pouco mais rigorosos mas de acordo com a minha experiência um cão fica perfeitamente confortável com estas medidas. No entanto caso queiram ser mais rigorosos partilho esta forma de critério que está disponível em vários sites:

A = comprimento do animal: do focinho até a base da cauda
B
 = altura do da pata dianteira
C = largura das costas do animal
D = altura do animal em posição ereta com as quatro patas no chão
Nos baseando nas medidas aferidas, nós podemos calcular o tamanho recomendado da caixinha, da forma a seguir:
Comprimento: deve ser no mínimo a medida A + metade da medida de B
Largura: deve ser no mínimo 2x a medida de C
Altura: deve ser 2cm maior que a medida de D
 
Como habituar um cão à caixa | Depois de comprada a caixa transportadora é muito importante habituar o cão à caixa, senão o dono está sujeito a que o cão tenha medo e não queira entrar. Deste modo é melhor prevenir do que remediar, não tente perceber se o cão tem ou não medo, pois não custa nada fazer um pequeno treino de forma a que tudo corra pelo melhor (nunca force ou empurre o cão). Sendo assim é necessário habituá-lo a gostar de permanecer dentro da caixa e que este esteja o mais tranquilo e quieto possível. Para isso é necessário um treino gradual de habituação à caixa, numa primeira fase é aconselhável que a caixa esteja dentro de casa. O dono iniciará o treino atirando grãos de ração para dentro dela, depois de umas repetições bem sucedidas podemos passar a recompensar o cão por permanecer dentro da transportadora. Quando percebermos que o nosso cão está completamente à vontade dentro da transportadora podemos então colocá-la no carro e proceder exactamente da mesma forma. Ainda poderá adicionar ao treino o comando "dentro", "caixa" ou outra palavra que entenda e assim sempre que der a ordem o cão saberá exactamente para onde deverá ir.

Sem comentários:

Enviar um comentário