Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 31 de dezembro de 2011

Cães que destroem tudo em casa.

Olá a todos!

Como eu disse no post anterior hoje encontrei, no nosso passeio matinal, uma senhora que passeava com a sua enérgica cadela (cruzada de beagle, 1 ano) no jardim, claro que o Janay quando a viu ficou logo maravilhado e quis imediatamente ir cheirá-la. Depois dos cumprimentos habituais perguntei à senhora se a cadela se portava bem, ao que ela responde, com toda a pressa e certeza do mundo, "NÃO!". A senhora explicou que roía tudo e que hoje já tinha deitado no lixo o sofá da sala porque tinha sido todo destruído pela cadela (os móveis e chinelos também eram outros dos alvos preferidos). Fiz umas quantas perguntas à senhora: se a cadela só tem este comportamento quando está sozinha (sim), se tem mais brinquedos (sim), se brinca com eles (não) e se tem kong's (não e não sabia o que era). Tendo em conta estes pormenores dei-lhe alguns conselhos (de acordo com o que fui aprendendo desde que adoptei o Janay):

Soluções:
- Ensinar o cão a usar os seus brinquedos (muitas vezes quando se compra um brinquedo é preciso ensinar o cão a usá-lo e torná-lo interessante, recompensando-o sempre que pega e brinca com ele;
- Deixar-lhe um Kong (http://petness.pt/lj/product_info.php?cPath=5_40&products_id=239, eu comprei o meu no Jumbo, não é igual a este, mas o efeito é o mesmo) (brinquedo que tem orifícios e serve para colocar ração ou outra comida qualquer). Existem receitas para os Kong's, eu só ponho ração ou então ração, arroz e bocadinhos de salsicha. Estes brinquedos fazem com que o cão fique entretido durante muito tempo pois os bocadinhos só saem quando o cão o movimenta e sai pouca quantidade de cada vez);
- Exercício físico. Um cão que gasta energias é um cão muito mais calmo quando fica sozinho;
- Adaptar a casa aos animais, se quando existe uma criança adaptamos a casa a ela porque é que quando existe um cão não o fazemos? Existem objectos que engolidos ou roídos por um cão podem ser perigosos, não custa nada não os colocar em locais de fácil acesso.

Bom ano,
Sara e Janay.
PS: Não sou especialista em treino canino nem nada do que se pareça, limito-me a ler e a pesquisar sobre treino positivo. Tudo o que está aqui escrito pode estar certo ou errado pois não tem qualquer fundamento teórico por trás, simplesmente sou uma curiosa nesta área. Estou pronta para aprender, por isso quem quiser participar e acrescentar ou alterar alguma coisa, este blog está completamente aberto a isso!

Vídeo do Janay a brincar com o seu Kong.

2 comentários:

  1. Li este post agora, e tinha lido o post acerca de ansiedade de separação, que talvez comente depois. Aconselho a que junte as duas coisas. Ou seja, mais do que ferramenta para evitar destruição da casa, o Kong é o melhor companheiro que um cão pode ter quando fica sozinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo :) Brinquedos de estimulação mental são dos objectos mais importantes para um dono de um beagle :P

      Eliminar