Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Agressividade por posse.

Um dos grandes problemas do Janay quando veio cá para casa foi a agressividade que ele mostrava quando agarrava algum objecto e não o queria largar (brinquedos, roupa, chinelos, sacos de plástico, papel, etc.). Ao início eu ralhava com ele e ainda era pior, ele ficava ainda mais tenso e agressivo e eu não conseguia resolver a situação. Mais ou menos por esta altura comecei a ir ao site do "It's All About Dogs" e a ler sobre treino positivo. E comecei a fazer o que me aconselharam, aqui vai:
Continuei a pôr em prática este treino e hoje em dia já consigo com que ele largue as coisas, a evolução foi que eu antes precisava de mostrar a recompensa, ou atirá-la e depois ele largava, hoje já consigo que ele largue o objecto e só depois é que vou buscar a recompensa, mas prefiro manter a recompensa porque ainda não está a 100%. Se for um guardanapo, que ele adora, tenho que mostrar a recompensa primeiro. O Janay tem a mania de ir buscar roupa e as minhas pantufas, vai buscá-las e depois deita-se com aquilo ao pé, não roi, não estraga, fica só assim parado no tempo com um ar de quem conseguiu roubar uma coisa à dona e depois é só pôr em prática o larga e já está.
É um treino que para mim é essencial pois também influencia a confiança que o nosso cão tem em nós. A confiança para mim é das coisas mais importantes que podemos construir com o nosso cão, ele no fundo saber que nunca o iremos prejudicar, é uma das coisas mais espectaculares na relação dono/cão.

Um bom resto de dia,
Sara

Sem comentários:

Enviar um comentário