Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Alimentação

Disse que o próximo post iria ser sobre o que um cão pode ou não comer, no entanto, e dentro do mesmo tema, resolvi abordar outro assunto que me tem intrigado há umas tempos: ração de qualidade! Vejo frequentemente discussões sobre a qualidades das rações e em regra geral nunca chegam a lado nenhum, pois existe uma percentagem de pessoas que é a favor das rações premium e outra percentagem que é a favor das rações baratas. O que é facto é que estas discussões fazem-me sempre lembrar um fumador que diz a outro que o tabaco é prejudicial à saúde, ou uma dietista/nutricionista com uns kilinhos a mais que diz a um doente que o excesso de peso não é saudável. Isto porque basicamente as pessoas revoltam-se com as rações baratas, ou porque são à base de cereais e a percentagem de carne é mínima, ou porque a ração só tem asas e ossos e não é suficientemente nutritiva, ou porque têm aditivos que são proibidos pela UE, etc.. Isto leva-me a pensar na alimentação dessas pessoas, pois comem toneladas de porcarias ao ano! Nomeadamente patés, salsichas, frangos de aviário criados só com farinhas, enlatados quase a explodirem de conservantes, cereais para o pequeno almoço cheios de corantes, sumos com gás, coca-cola, Mc'Donalds (sabe-se de que é feito o hamburguer) e por aí fora. Ora então essas pessoas dão Acana aos seus cãezinhos e depois comem isto? Em que é que ficamos? Qual é o conceito para elas de uma boa alimentação? Será que alguém é capaz de me explicar? Quer dizer aos filhos dão cereais cheios de cores, sabores e nem fazem a mais pequena ideia do que aquilo contém, dão comida já feita em frascos com a validade de 1 ano, dão sumos e gelados, e ainda vêm com uma grande moral a explicar o que é uma ração premium? Por favor! E ainda falam que não se pode dar sal ao cão porque têm pouca tolerância ao sal, não se pode dar doces ao cão porque têm pouca tolerância ao açúcar, e já agora pergunto: E nós? Nós somos tolerantes a tudo? Claro que não, por isso é que desenvolvemos a diabetes mellitus e hipertensão! Mas não, só os cãezinhos é que são intolerantes a certas coisas... Eu se pudesse comprava uma ração boa ao meu cão, dou pedrigree (e sim, tenho plena consciência que não é do melhor) mas não ando aqui a dar lições de moral sobre rações porque eu própria como alimentos que não devia! O que me revolta é a moral das pessoas, e isso sim é o que mais me irrita nos seres humanos, felizmente temos moral, os cães não a têm, e nós somos capazes de pensar e perceber se temos moral para falar sobre determinado assunto ou não. As pessoas são capazes de ir buscar os ingredientes de uma ração mas não são capazes de olhar para os enlatados que têm em casa, isso sim irrita-me profundamente. 
Basicamente o meu objectivo com este texto não é estar contra as rações premium, porque acho que realmente são as melhores e era bom que todos os cães as pudessem comer, o que sim, sou contra, é a forma como as pessoas falam de certas rações quando o que estão a comer em casa é tão pior ou igual às rações que dão aos cães. Por isso já que peritos são aqueles que dão rações premium, sejam também peritos naquilo que comem e que dão aos seus filhos!

Cumprimentos,
Sara

2 comentários:

  1. Olá!
    Antes de mais muitos parabéns pelo Janay, ele é LINDO!
    Já não sei como vim aqui parar, não sei se pela arca ou se pelo fórum da Cláudia, mas adorei o vosso blog e já está nos meus favoritos.
    Continuem, também tenho um cão há dois meses e estamos a começar os treinos com o clicker! Vamos seguindo as vossas dicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :D E como correram estes dois meses?
      Bons treinos,
      Sara

      Eliminar