Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Só os cães dos outros é que são educados?

Vejo-me muitas vezes no papel de dona depressiva que não consegue tirar da cabeça a imagem de que todos os cães são super obedientes, à excepção do seu. Para ser sincera chego a pensar que sou uma completa inútil na educação do meu cão. O que é facto é que o meu cão, como referi num post abaixo, anda completamente desorientado, deixando a minha cabeça em água. Só para perceberem a situação, hoje quando fui com ele à rua, antes das 8:00 da manhã, hora em que poucas pessoas passam na rua, quando estou a sair do meu prédio o Janay solta do seu vozeirão grave e desabata a ladrar. A quem, ao quê? Pois não sei, a única coisa que vi naquele momento foram as árvores que tenho à porta de casa e não me parece que o Janay fosse ladrar a uma coisa que permite que o território dele esteja bem delineado, pois a parte da frente do meu prédio acaba por estar cercado por àrvores convenientemente marcadas com a referência do Janay, calculo que na linguagem canina eu tenha bandeiras à porta com o brazão do Janay e quem quebrar os limites do território terá que ajustar contas com o meu cão! Mas adiante, o que é certo é que quando vou na rua só vejo cães elegantemente ao lado dos seus donos, ou cães a socializar uns com os outros sentados como se de uma mesa redonda se tratasse. E quando passo com o Janay e ele decide ladrar, os donos e os seus cães lançam um olhar de desprezo como se a frase "Havias de ser meu cão" tivesse vontade sair dos seus pensamentos! O que é certo é que andava um bocadinho focada na ideia de que só o meu cão é que tinha problemas comportamentais mas comecei a cair na realidade e a perceber que falhei na avaliação, nem todos são uns anjinhos... diariamente vejo cães a ladrar, a puxar a trela ou a rosnar a outros cães. O problema aqui foi que a minha cabeça se auto-programou para que eu só reparasse naqueles que ignoram tudo e todos. Mas independentemente dos outros serem bem ou mal comportados para mim o Janay é o melhor cão do mundo! Mas quem não achará isso do seu cão? :)

Sara

2 comentários:

  1. Olá de novo,
    Não penses assim, o meu é igual, quando penso que já consegui um resultado, de repente e por nada existe um retrocesso... é desanimador, mas normal!
    Aposto, por tudo o que já vi no teu blog, que o janay é um cão super simpático, muito feliz e muito cúmplice da sua dona dedicada.
    E já conseguiste tantos progressos ( também tiveste problemas com a ansiedade de separação não foi?) e ele está bem melhor.
    O meu cão é igual, quer ir cumprimentar todas as pessoas, todos os cães e claro que puxa a trela até mais não!!!
    Com o tempo vamos conseguir, muita paciência e muita calma a lidar com estas situações .
    E claro nunca esquecer que os nossos cães são os melhores do mundo!!! Beijinhos para os dois =)
    T

    ResponderEliminar
  2. Obrigada :) Sim, a ansiedade de separação foi um problema que está quase ultrapassado, ainda não está totalmente mas o progresso já foi tanto que me dou por muito contente!

    Bons treinos,
    Sara

    ResponderEliminar