Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 2 de março de 2012

Sociabilização.

Restringirmos o nossos cães a nós, aos nossos familiares, amigos, vizinhos e aos passeios diários que um cão exige, é não ter em consideração o bem estar do cão, isto porque um cão necessita, e é importante para viver de forma saudável e equilibrada, do convívio com outros animais da sua espécie. Se não o fizermos temos que ter consciência das consequências: um cão que perto de outro cão não se sabe comportar. Um cão pouco sociável é um cão que na rua ladra constantemente aos outros cães e que está sempre em alerta a tentar avistar outro cão. Basicamente eu tenho o caso do Janay, adoptei-o com 1 ano e meio e não sei se os antigos donos tiveram o cuidado de o socializar com outros cães (mas não me parece). O fundamental é que logo a partir do primeiro dia, que um cão possa ir à rua, deixe que o seu cão cheire e brinque com os outros cães. No entanto isto muitas vezes não é fácil, eu por exemplo quando vou na rua e tento que o Janay se aproxime de outros cães, pergunto primeiro ao dono se ele se pode aproximar e a resposta é quase sempre a mesma "Não que ele não é de confiança!" e pronto, lá sigo caminho com o Janay todo agitado e com vontade de cheirar o outro. Muitas vezes não é fácil e durante o primeiro mês que o Janay teve comigo consegui que ele tivesse um grupo fixo de cães para brincar mas depois mudei de casa e aqui perto não existem donos que se juntem e deixem os seus cães brincar. Muita vezes os donos não têm paciência para este tipo de reuniões de cães, como eu lhe chamo, mas é bom para eles e para nós, que vamos trocando ideias e opiniões sobre os nosso cães. Um cão sociável é um cão feliz, pense nisso.

Partilho este vídeo que eu acho lindo, espero que gostem:


Sara

Sem comentários:

Enviar um comentário