Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 7 de março de 2012

Um género de FAQ (Frequently Asked Question)

Estes "desabafos" foram retirados de um comentário que li mas como são recorrentes aqui fica a minha opinião em relação a eles:

O meu cão não sabe absolutamente nada... obedece ao comando de sentar e é só quando está em casa, porque na rua nem me ouve... eu já tentei diversas coisas para o ensinar mas o cão parece que não assimila nada.
Não pode exigir ao seu cão que lhe obedeça em todas as situações quando ainda não treinou isso com ele. Por exemplo, para treinar de forma eficiente qualquer comando (senta, deita, etc) tem que numa primeira fase treinar em casa, de seguida na rua sem distracções (sem cães, sem pessoas, sem carros, etc) e finalmente em ambientes com muitas distracções (com cães, com pessoas, com carros, etc.). Quando treinar o "senta" nestes 3 ambientes, e ele cumprir sempre a ordem, então sim, pode dizer que o seu cão obedece ao "senta". Atenção: quanto mais distracções existirem mais alto tem que ser o valor da recompensa, isto é, em casa pode usar ração, mas na rua já terá que usar salsicha, fígado, etc.. 

Já experimentei dar-lhe biscoitos como recompensa, mas ele não os come, apenas os guarda em todos os cantos e nunca mais lhes toca. Já experimentei comprar-lhe um brinquedo (uma bola) e ele nunca brinca com ela. 
Que biscoitos? Se calhar o seu cão não se sente motivado por receber um biscoito como recompensa, experimente usar a própria ração para o treinar (em casa) e caso isso não ajude, numa primeira fase dê salsicha ou bocadinhos de fígado, por exemplo. Mas vá alternando: pede um senta, o cão senta, dá um bocadinho de fígado como recompensa, pede outro senta, o cão senta, dá um grão de ração da dele, e por aí fora. Basicamente tem que motivar o seu cão para o treino! 

O meu cão quando tem algum brinquedo na boca não o larga e não deixa que ninguém o tire, só à força.
Isto tem que ser treinado, não pode exigir ao seu cão que ele perceba que você lhe quer tirar a bola para brincar com ele, por exemplo. Nós não conseguimos comunicar com os nossos cães em português, por isso é importante que eles sejam treinados de forma a facilitar a comunicação entre o dono e o cão. Tem que treinar o "larga", por exemplo.
 
Quando ele se porta mal, já experimentei bater-lhe, mas é uma péssima sensação..
A meu ver o que leva a uma pessoa a bater num cão é: falta de paciência, falta de alternativa (não sabe como resolver a situação), desorientação, saturação devido a comportamentos incorrectos sucessivos ou instinto. É preciso manter a calma, aprender alternativas e treinar a cabeça para ter outro tipo de comportamentos, no entanto às vezes a falta de paciência depois de um dia cansativo de trabalho faz com que não se tenha o melhor comportamento com o cão. No entanto é preciso ter consciência de que não vale a pena, pois não altera comportamentos, pesquise sobre treino positivo. 

Já não tentei de tudo com o meu cão, já tentei todos os métodos, não sei o que fazer.
Quais já tentou? O que já fez? Treinar um cão exige paciência e dedicação, experimente tirar 20 minutos do seu dia para treinar o seu cão em casa (senta, deita, dá a pata, fica, etc.). E sempre que ele tenha um bom comportamento tem que o valorizar (se ele está deitado tranquilamente, diga "lindo menino", "muito bem" ou até mesmo um bocadinho de salsicha). Eduque o seu cão para que ele esteja calmo e tranquilo em casa, insistindo na valorização dos bons comportamentos.
 
Ele ferra às visitas, ferra aos cães, gatos, tudo o que mexa. Ladra ao mínimo barulho (vivo num apartamento e é bastante desconfortável para mim e para os vizinhos.
O que as visitas fazem quando chegam a casa? Dão-lhe festinhas ou ignoram-o? Se lhe dão atenção avise as visitas para o ignorarem, não faça com que ele pratique esse comportamento, sempre que um comportamento não desejado é praticado pelo seu cão, simplesmente está a ensiná-lo a ter esse comportamento.  

Já pensei em levá-lo a uma escola canina, mas se houvesse uma alternativa sem gastar dinheiro, seria mesmo a calhar neste momento.
Era o ideal, ou então contrate um treinador para que vá à sua casa e lhe dê umas dicas do que tem que fazer. Isso iria ajudar, pois analisaria o caso pessoalmente. Pode comprar aulas avulso, por exemplo. Ou então tente encontrar informação e vídeos na internet que o ajudem.

Sem comentários:

Enviar um comentário