Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Mais um artigo da treinadora Alexandra Santos (Wag a Tail):

"Comportamento Canino"

Quando falamos em comportamento canino, e partindo do princípio que nos referimos ao cão doméstico, o objectivo deveria ser focarmo-nos naqueles comportamentos que são típicos do cão. Mas na realidade, cometemos inúmeros erros ao tentar atribuir ao cão comportamentos que nada têm a ver com aquilo que faz parte da sua "bagagem" biológica. Por exemplo, ao afirmarmos que um cão fez algo por vingança, estamos automaticamente a dotá-lo do conceito de moralidade, quando na realidade o cão é imoral! Ao afirmarmos que um cão entende uma palavra - por exemplo, o "não" - e não liga porque é teimoso, estamos automaticamente a dotá-lo do conceito de aquisição de linguagem verbal. Na realidade, o cão aprende a associar uma palavra a um comportamento específico, o que não significa que ele entende linguagem humana - a associação começa e acaba com "este som = a este comportamento". Assim sendo, é normal que o cão seja supostamente teimoso e não ligue ao "não", pois esse som serve para tudo o que não queremos que o cão faça, e não está associado a nenhum comportamento específico.

Quais são, então, os conjuntos de comportamentos típicos do cão doméstico? Gostaria de dizer que são tantos quanto o leitor gostaria de ler, mas na realidade são só três: o seu instinto predador, o seu sistema de comunicação, e os seus padrões motores estereotipados - a forma como se move, e aquilo que consegue fazer com o seu corpo. Só? Pergunta o leitor. Sim...só. Aprofundemos um pouco os conceitos comunicação e padrões motores através de um exemplo - saltar para pessoas.

Cheirar o focinho e até lamber os lábios ou cantos da boca faz parte do ritual de cumprimentar outro cão. Para que o cão consiga chegar à cara de uma pessoa, tem de saltar. Ele salta porque: 1º faz parte do seu sistema de comunicação cumprimentar através de chegar à cara; 2º a sua estrutura física permite-lhe dar o impulso para cima com as patas traseiras e mover-se na vertical. Esta é a função do comportamento "saltar para pessoas".

Quanto ao instinto predador, o cão que corre atrás de uma bola e lhe dá patadas está a mostrar esse instinto; o cão que abocanha uma corda e a abana está a mostrar esse instinto; o cão que se baixa e olha fixamente para outro animal ou pessoa está a mostrar esse instinto. Uma sequência predadora completa engloba os seguintes comportamentos: orientar ---» olhar ---» fixar ---» perseguir ---» agarrar ---» matar ---» dissecar ---» consumir. Felizmente, o cão doméstico tem bastantes desses comportamentos truncados, pois se assim não fosse, cada vez que resolvesse correr atrás do dono, o objectivo seria matá-lo.

É claro que um cão demonstra um rico repertório de comportamentos e emoções tais como: agressividade, medo, ansiedade, sociabilidade, fuga, aproximação, e por aí fora. Todos estes comportamentos foram deliberadamente omissos neste artigo, pois são comuns a todas as espécies possuidoras de um sistema nervoso central!

Sem comentários:

Enviar um comentário