Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Artigos #1 Tártaro: o que é, prevenção e tratamento.

 
A maioria dos donos desconhece a importância de uma boa higiene oral no seu cão, ao fim de alguns anos esse desconhecimento leva muitas vezes a que o cão sofra com dores ao mastigar, o que prejudica a sua alimentação. Por esta mesma razão, neste artigo, vamos esclarecer as dúvidas em relação à higiene oral dos cães e dar a conhecer as opções existentes para evitar e resolver problemas com o tártaro.
Tártaro O tártaro resulta de uma mineralização da placa dentária, isto é, a boca dos cães têm na sua flora normal bactérias que se vão acumular, juntamento com restos de comida, na superfície dos dentes e formar uma camada – placa dentária. Essa placa dentária por sua vez, caso não seja retirada com regularidade (limpeza dos dentes) ao longo do tempo vai mineralizar devido a minerais presentes na saliva e formar o tártaro. Sem tratamento o tártaro instala-se nas gengivas e provoca mau hálito e dor ao mastigar – gengivite. O processo agrava-se e a gengivite estende-se à raiz do dente – doença periodontal, o que resulta na destruição dos tecidos e estrutura que dão sustentação ao dente, o que leva à sua perda e à formação de abcessos.
 
Dados Aproximadamente 85% dos cães com mais de 3 anos apresentam algum grau de doença periodontal.

 
Prevenção 1. Escovar os dentes do cão com regularidade; 2. Proporcionar ao cão uma boa alimentação à base de dieta seca; 3. Dar ao cão ossos de animal, biscoitos ou brinquedos de borracha próprios para os dentes.
Tratamento Enquanto que a placa dentária pode ser removida com escovagem, o tártaro só é possível de ser removido através de um procedimento veterinário que requer anestesia geral – destartarização. O procedimento é executado utilizando um aparelho de ultra-sons onde o tártaro e a placa dentária são removidos, depois da destartarização os dentes são polidos para diminuir a formação rápida de uma nova placa.

Fontes
http://www.hvp.pt/2010/04/08/a-saude-oral-do-seu-animal-de-estimacao-2/
http://www.hospitalveterinariodamaia.com/blog/entry/qual-a-importncia-da-higiene-oral-no-meu-co
http://www.hifarmax.com/html/acli/artigos/art7.html?width=755&height=425
http://www.animalmed.pt/os-servicos/dentisteria
http://www.hvviseu.com/view.php?id=71
http://www.veterinariotorresvedras.pt/artigos/higieneoral.pdf

1 comentário:

  1. Gostei!
    E digo mais: em geral acho que ainda há pouca informação sobre este assunto. Mesmo nos veterinários. Eu só há poucos meses me apercebi de como é importante tratarmos da higiene oral dos nossos cães!

    ResponderEliminar