Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Aprender a descer as escadas do prédio (Actualização)

Tenho continuado a ensinar o Janay a descer as escadas como se fosse um cão muito bem comportado e como era de esperar, pois é um bom aluno, o treino tem corrido bem!
Só para recordar, comecei por fazer isto:
"Plano C - Não pedir nada, limitar-me a atirar bocadinhos de biscoito para o chão! Plano bem sucedido! Este correu na perfeição e ponho-o em prática todos os dias. Não peço nada em troca (pois ao pedir um comando estava a exigir demais, penso eu) e limito-me a recompensar o Janay por permanecer calado. Basicamente o cão desce as escadas focado em mim (de momento ainda focado na recompensa) e quando atiro para o chão a recompensa, atiro sempre para trás de mim (pois assim perde o vício de se adiantar e puxar a trela feito tractor. Portanto estamos neste ponto, continuo a mostrar a recompensa (faço batota) e assim que desço um lanço de escadas atiro a recompensa. De salientar que tenho conseguido evitar o meu vizinho com o seu cão o que é óptimo para o treino."
 
Nesta fase não tinha nenhum objectivo em concreto pois eu precisei de tempo para o Janay desligar do cão do meu vizinho (só para relembrar e contextualizar: geralmente eles cruzavam-se na entrada do prédio e o Janay passou a descer as escadas sempre a ganir e a puxar imenso a trela), no entanto estava com um problema, quando atirava os biscoitos para o chão ele comia-os mas voltava a ter o mesmo comportamento de ganir e puxar a trela. Entretanto com o tempo foi ficando unicamente focado em mim, até porque não temos encontrado o cão do meu vizinho e com o tempo o Janay tem deixado de associar a saída do prédio com o encontro com o cão, para tal tenho saído de casa um pouco mais tarde. Futuramente tentarei fazer com que a minha saída coincida com a saída do meu vizinho. Neste caso terei que ter o treino mais avançado (pelo menos mais consolidado o que eu pretendo do Janay: descer as escadas tranquilamente ao meu lado) e terei que ter à disposição recompensas de alto valor, por enquanto uso só bocadinhos de biscoito.
 
Então o ponto da situação é o seguinte:
- Como consegui a atenção completa do Janay já estou a estabelecer um critério -> caminhar ao meu lado enquanto descemos as escadas.
Basicamente descemos um lanço de escadas, páro e recompenso.
 
Resta-nos continuar o treino,
Sara

Sem comentários:

Enviar um comentário