Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Aprender a ser manuseado.

Muita gente acaba por se esquecer ou simplesmente acha que não é útil ensinar um cão a ser manuseado, mas o que é facto é que o manuseamento de um cão é extremamente útil durante toda a sua a vida pois faz parte da sua rotina limpar as orelhas, ir ao veterinário levar as vacinas anuais, colocar o colar elizabetano em caso de cirurgia, limpar os dentes, etc.. No meu caso, neste momento, ando a fazer tratamento à otite do meu cão, se ele não deixasse ser tocado nas orelhas como poderia eu fazer o tratamento diáriamente? Teria a vida muito mais dificultada e o cão estaria em stress sem necessidade. O que é facto é que um cão que deixa ser tocado pelo dono e pelo veterinário é um cão que facilita quando é necessário algum tratamento médico.
Conheci há tempos um cão que não deixava a dona tirar o colar elizabetano, como consequência o cão que na rua já não precisava de o usar, continuava com ele colocado. A dona não o conseguia pôr nem tirar porque ele simplesmente não deixava que lhe tocassem no pescoço.
E a solução? A solução não é complicada e passa por reservar um bocadinho de ração para este treino! Nada mais simples :) Podem ir tocando no cão, começando pelas patas e de seguida dão um bocadinho de ração, de seguida o pescoço e recompensam, podem dar festinhas na zona das orelhas e recompensar a seguir, e assim sucessivamente. No fundo vamos oferecer ao cão um momento positivo depois de ser tocado/manuseado de forma a que fique o mais descontraído possível em futuras situações. Isto também serve como solução para cães que não gostam de cortar as unhas (como é o caso do meu) no entanto aqui adaptei o treino ao meu cão e troquei os passos: dou primeiro a recompensa antes de cortar a unha pois assim ele está entretido a comer. Se ele não estiver ocupado a comer foge com a pata e não consigo cortar a unha. No fundo temos que arranjar soluções que não passsem por "obrigar o cão a..." mas sim proporcionar um momento o menos stressante possível, neste caso faço batota mas foi a forma que encontrei para resolver este medo dele.
Não esquecer que na ida ao veterinário não custa nada levar no bolso uns biscoitos ou ração para recompensar o cão pelo bom comportamento juntamente com umas festinhas e um "lindo cão" quando assim for conveniente, isto aumenta a descontracção do cão e faz com que o cão associe o veterinário a coisas positivas!
No fundo queremos ter um cão em sintonia com a sociedade em que vivemos!
Sara

Sem comentários:

Enviar um comentário