Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Aprender a descer as escadas do prédio.

Há uns tempos para cá temos tido um problema ao descer as escadas do prédio quando saimos para o primeiro passeio do dia (por volta das 7:15). A esta hora não convém fazer barulho e dá jeito descer as escadas o mais silenciosamente possível. O que é certo é que o mau comportamento do Janay (já explico qual) tem sido reforçado pela saída ao mesmo tempo do cão do meu vizinho (de salientar que o Janay e este cão nunca se cheiraram, nunca brincaram, cruzam-se no prédio e dizem qualquer coisa como olá-mas-eu-queria-era-mesmo-te-comer)! Portanto quando se vêem acontece qualquer coisa como um filme de terror canino: um ladra, o outro ladra, um puxa a trela, o outro puxa a trela em direcção ao outro e está feito. Quando estou a sair a porta da minha casa e o Janay dá conta que o outro cão está a entrar ou a sair do prédio, o meu cão consegue fazer a proesa de descer três lanços de escada a ganir e em modo tractor! Como o comportamento estava a piorar resolvi pôr uns biscoitos no bolso e tentar qualquer coisinha às 7:15 da manhã (diga-se de passagem que é uma má hora para treinar o que quer que seja, pelo menos para mim).
Então fiz o seguinte:
Plano A - Pedir "sentas" em cada patamar - Plano falhado! Isto porque a excitação e a parvoíce já estava de tal forma entranhada na cabeça do Janay que ele sentava e a seguir voltava ao mesmo.
Plano B - Pedir "junto" - Plano falhado! O Janay já sabe o que é "junto" mas ao pedir este comando estava a pôr em prática um mau junto pois estou a pedir um comando a descer umas escadas, que não é o mesmo que estar na rua ou noutro sítio qualquer, e como o comando ainda não está perfeito desisti do plano B.
Plano C - Não pedir nada, limitar-me a atirar bocadinhos de biscoito para o chão! Plano bem sucedido! Este correu na perfeição e ponho-o em prática todos os dias. Não peço nada em troca (pois ao pedir um comando estava a exigir demais, penso eu) e limito-me a recompensar o Janay por permanecer calado. Basicamente o cão desce as escadas focado em mim (de momento ainda focado na recompensa) e quando atiro para o chão a recompensa, atiro sempre para trás de mim (pois assim perde o vício de se adiantar e puxar a trela feito tractor).
Portanto estamos neste ponto, continuo a mostrar a recompensa (faço batota) e assim que desço um lanço de escadas atiro a recompensa. De salientar que tenho conseguido evitar o meu vizinho com o seu cão o que é óptimo para o treino, mais tarde (talvez para a semana) vou deixar de mostrar a comida e futuramente espero que o Janay deixe de ter este comportamento. No fundo, comportamento que não é reforçado é extinto!
Bons treinos,
Sara

Sem comentários:

Enviar um comentário