Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 20 de janeiro de 2013

O meu cão é feliz?

De acordo com a história o cão começou a ser domesticado há sensivelmente 30 000 anos e este processo tem se revelado uma bonita história de partilha e amor incondicional por parte destes seres vivos tão maravilhosos. O que é facto é que o cão é um animal que se soube adaptar perfeitamente à vida humana e são realmente felizes. Mas é no "realmente felizes" que me vou focar hoje pois apesar de o cão estar perfeitamente domesticado o que é certo é que continua a precisar de uma vida de cão para ser realmente feliz.
Um dos estigmas que se criou à volta dos cães é a frase cliché "o cão é o melhor amigo do dono" e parece que a partir daqui o cão vive para o dono sem precisar de mais nada. Sempre que vejo um cão rodeado de quatro paredes e reduzido a uma vida em família fico revolvada, faz-me confusão. Ok, um cão vive perfeitamente no seio de uma família mas tem imensas capacidades e necessidades, é a mesma coisa que privarmos uma criança que adora ler, de um livro, normalmente quando uma criança tem uma aptidão para determinada coisa os pais fazem questão de lhe proporcionar tudo que faça desenvolver mais essa aptidão. O meu cão gosta de obedience, eu faço questão de lhe proporcionar isso porque sei que ele tem prazer fazê-lo e tudo o que possa fazer para o bem estar dele eu faço. Para mim as coisas só fazem sentido assim.
Mas para ter um cão feliz é preciso saber as suas necessidades e isso passa por: exercício físico, socialização com outros cães e pessoas, boa educação, conhecer sítios novos (para os cães isso significa cheiros novos), proporcionar uma boa alimentação e acompanhamento veterinário.
Conheço demasiadas pessoas (que vivem em apartamento) que não vão à rua com o cão, estabelecem um local (normalmente na varanda) e faz aí as suas necessidades. Este cão é feliz? Só porque tem uma família? Se podemos proporcionar ao cão outros estimulos porque não o fazemos? Porque somos demasiado egoístas e fazer um cão feliz dá trabalho? A nossa própria felicidade dá trabalho!
Outra das vantagens de proporcinar uma vida totalmente feliz a um cão tem a ver com o seu equilíbrio. Quando adoptei o Janay não o conseguia levar para o centro da cidade ao fim da tarde (que é já ao lado da minha casa) porque havia muita confusão (pessoas a sair do metro, barulho do autocarro a chegar, outros cães, etc.) e o meu cão ia o caminho todo a ladrar a tudo o que mexia e só puxava a trela. Hoje passamos lá todos os dias. Muitos donos resolvem os problemas, evitando-os, isso só não resolve coisa nenhuma como nos reduz à burrice pois somos educados para nos desenrascar e resolver problemas, ou passamos a vida à espera que o façam por nós? Claro que não. Muitas pessoas não vão perceber este texto porque vão argumentar "mais vale viver em casa que na rua" mas se conseguímos fazer um cão viver feliz em toda a sua plenitude porque não o fazemos? 
 
 
Sara

Sem comentários:

Enviar um comentário