Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Ir de férias sem o cão: onde e com quem o deixar?

Chegada a época mais quente do ano começa também o dilema das férias. Para onde ir? Levar ou não levar o cão? Onde o deixar? Como fazer uma viagem longa com cão? Enfim, são imensas as perguntas que fazemos e que muitas vezes leva a que fiquemos um pouco desorientados e sem vontade de ir a lado nenhum. No entanto o segredo é só um, e o mesmo se aplica a muitas das questões relacionadas com cães: programar atempadamente as coisas. Esta coisa dos cães não joga bem com pressa e temos que ter isto em mente, uma escolha precipitada trará consequências, não para nós, mas para os nossos patudos. Há que ter calma e estudar bem as coisas, quer a nível de alimentação, veterinário, escola de treino, preparação para a chegada de um cachorro e nesta situação em particular, o local onde deixar o cão durante as férias.
Se a opção é não levar o cão, independentemente das razões, o dono tem que começar a planear com tempo, como já referi, pois existe um pormenor extremamente importante a ter em conta: deixar o cão num sítio que se conhece e, que acima de tudo, que se confia. Não basta pesquisar na internet hóteis para cães, visualizar as fotografias das instalações, achar tudo muito limpo e bem cuidado, ligar a agendar a data em que vamos lá deixar o cão, levar o cão e já está! Isto é o pior que podemos fazer e porquê? Porque acabámos de deixar o nosso cão, o cão que passa a vida atrás de nós, o cão que nos acompanha no dia-a-dia, aquele a que dedicamos muito tempo das nossas vidas, aquele a quem queremos o melhor, nas mãos de uma pessoa que não o conhece e num local que o cão também não conhece. E quais as consequências disso? Stress para o cão, problemas a nível comportamental resultantes da estadia do cão, problemas de saúde (o cão pode deixar de comer, pode ser mordido por outro cão ou pode morder alguém porque está com desconhecidos), no fundo temos que ter em mente que o cão não nos poderá fazer uma chamada a meio das nossas férias a contar o que se está a passar nesse local onde o deixamos, no fundo, o único feedback que podemos ter é do dono do hotel ou de quem trata dos nossos cães, informação essa que muitas vezes pode ser demasiado floreada e longe da realidade. Isto para explicar o quê? Que uma simples estadia num hotel, sem termos tido um pequeno trabalho de pesquisa antecipadamente, nos poderá trazer bastantes problemas. No fundo, investirmos um bocadinho do nosso tempo a visitar o local, a levar lá o cão para ver como se relaciona com os funcionários, tentar perceber a forma com estes se relacionam com o nosso cão, pesquisar na internet feedbacks de outros clientes do hotel, perguntar quanto tempo os cães costumam estar fora da box e garantir que o cão tem o exercício físico diário necessário, perguntar se podemos levar brinquedos ou a própria cama do cão para se sentir mais confortável, saber se quem está responsável pelo nosso cão irá tentar manter ao máximo as suas rotinas e se sabe relacionar-se correctamente com os animais, saber se em caso de necessidade têm algum veterinário disponível, saber que tipo de alimentação terá o nosso cão e caso o dono assim queira e se é possível levar a própria ração do cão, todos estes pormenores são pequenas garantias de que a estadia do nosso cão correrá pelo melhor e como consequência as próprias férias dos donos também. No fundo, um hotel que nos parece ter as melhores condições muitas vezes pode não ter as melhores pessoas a trabalhar nele.
Outra das soluções passa por contratar um serviço de dogsitting, esse serviço é personalizado pois a pessoa deslocar-se-á à nossa casa para cuidar do nosso cão e levá-lo à rua. Muitos dos conselhos acima descritos, relativamente ao hotel, também se aplicam para conseguirmos escolher um bom dogsitter e mais uma vez precisamos de confiar na pessoa pois ficará com as chaves da nossa casa e com uma grande responsabilidade pela frente: cuidar o melhor possível do nosso cão.
Ir de férias sem cão, é possível, mas temos que confiar em quem cuida do nosso cão, isso dá trabalho e leva o seu tempo, mas mais uma vez, como já referi acima, que nos dará a garantia de que teremos umas merecidas férias sem preocupações, e apesar das saudades, com tudo aquilo que um dono responsável merece, acidentes acontecem, mas resta ao dono minimizá-los com uma escolha acertada da pessoa responsável pelo nosso cão durante as férias!
 
Boas escolhas!

1 comentário:

  1. Um dos melhores lugares para passar férias. Adorei e recomendo a quem quer relaxar numas belas férias ou um fim-de-semana. E pode levar o seu cão :)) Vejam a pagina do facebook e metam gosto :) fica a sugestão
    https://www.facebook.com/quintaquebradaturismoecologico

    ResponderEliminar