Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 3 de abril de 2012

Aqui está!

A primeira vez que tentei cortar as unhas ao Janay pedi ajuda a uma pessoa para o segurar, da segunda vez eu segurei nele e uma pessoa cortou, mas tendo em conta que quero fazer isto sozinha, e é importante que ele esteja habituado a estes procedimentos, resolvi investir neste treino. O resultado é este vídeo. Com paciência e com tempo conseguimos chegar lá (e não é preciso cortarmos todas as unhas de uma só vez, o que eu faço é cortar as unhas de uma pata de cada vez). Neste treino não usei comida como recompensa, mas sim, muitas festinhas para o acalmar e para eu própria não estar tão stressada e com medo. Por isso, já que cortar as unhas é uma coisa que terei que fazer em casa (não basta ir de ano a ano ao veterinário e ele cortar lá) então nada melhor que simplificar todo este processo. Quem tem cães mais agitados ou que tentem mesmo morder, usem comida e podem começar por ter outra pessoa a ajudar, não a agarrar, porque isso só irá aumentar o nível de stress do cão, nada melhor que ele fazer as coisas de livre vontade. 
E já que estou a falar de procedimentos de higiene, no outro dia estive à conversa com uma senhora que tem um cão que não lhe deixa tocar/limpar as orelhas nem cortar as unhas. Pois bem, quanto ao limpar as orelhas primeiro que tudo há uma coisa a ter em conta: se um cão nunca é tocado nas orelhas e tem o dono de tempos a tempos com compressas a limpar as orelhas por dentro, torna-se complicado o cão gostar disso. O que eu faço, inconscientemente, mas que acaba por fazer sentido é mexer imenso nas orelhas do Janay, aliás mexo-lhe mais nas orelhas do que lhe dou festinhas na cabeça. Portanto, gestos simples do dia-a-dia podem ajudar, e muito, na cooperação do nosso cão em alturas em que é preciso limpar as orelhas, os olhos ou cortar as unhas.


6 comentários:

  1. muito bom eheheh
    adorava que o lenny fica-se assim deitadinho sossegado, mal agarro a pata é brincadeira total entre rebolar a mordiscar xD

    ResponderEliminar
  2. Oh ao início não era assim tão sossegado agora é que já vai estando melhor :P

    ResponderEliminar
  3. Que bom já te desenrascares com isto!
    E que tal uma bolsa à cintura com umas recompensas? Não aceleraria o processo?

    E uma dúvida: o Janay não desgasta as unhas naturalmente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sim, poderia ter usado recompensas e claro que tornava tudo mais rápido, da próxima vez uso :) Era só para não estar com as recompensas num lado e o corta unhas do outro, mas claro que facilita.
      Sim desgasta mas ficam ponteagudas, não sei se me consigo explicar, e acabam por aleijar, o que eu faço é cortar essa ponta da unha.

      Eliminar
    2. Percebi sim ;)
      Eu com os banhos também foi uma logística complicada... Recompensa de um lado... Champô do outro... Chuveiro... Cortina da banheira... E um elemento importante: um cão tresloucado a tentar pular da banheira! Por isso compreendo muito bem :D

      Eliminar